Há algum tempo, um movimento vem ganhando força mundo afora, e, certamente você já deve ter ouvido falar dele: O Minimalismo.

Há alguns anos que o mundo vem buscando respostas sobre a forma como consumimos as coisas, como somos estimulados pela propaganda e pela comparação com o outro a encontrar a felicidade comprando cada vez mais e mais coisas.

Há duas frases célebres que falam um pouco desse consumismo ou da forma como vivemos. São elas:

“Cartão de crédito serve para comprar aquilo que a gente não precisa, com o dinheiro que a gente não tem, para impressionar quem a gente não gosta.”

“Nós vamos trabalhar para comprar roupas e pagar a prestação do carro para irmos trabalhar.” Percebe como não faz muito sentido?

Mas mesmo que você não saiba do que se trata, continue acompanhando o texto, que nós vamos te explicar direitinho o que é minimalismo e como aplicar o conceito em cada cômodo da sua casa, para que você tenha uma vida mais leve e feliz.

O que é minimalismo?

Poderia enfeitar esse texto com várias palavras e teorias para te explicar o que é o minimalismo, mas se assim eu fizesse, estaria justamente sendo o contrário de um minimalista.

Sem floreios, o minimalismo é viver com menos coisas. E por que ter menos coisas vai te fazer mais feliz? É o que vou te explicar a seguir.

Minimalismo, porque ter menos coisas vai me deixar mais feliz?

O primeiro e mais óbvio motivo é que você gastará menos, terá menos dívidas e poderá ter dinheiro para guardar, investir ou gastar com experiências que realmente importam e não com coisas, como por exemplo, uma viagem, um jantar romântico em um bom restaurante, realizar aquele seu sonho de voar de balão.

Vantagens de ter menos coisas em casa

  • Menos dívidas;
  • Menos produtos que requerem manutenção;
  • Menos coisas para limpar;
  • Menos preocupação em ter espaços para guardar aqueles itens que você quase não usa;
  • Menos estressado com bagunça.

Para um minimalista, as coisas foram feitas para nos servir e não o contrário. Quando despendemos tempo e esforços para manter algo que quase não usamos é exatamente isso que está ocorrendo, as coisas estão nos usando.

Como deve ser uma casa minimalista

Para um minimalista, comprar ou manter um item em casa, esse item precisa cumprir uma dessas três funções: prática, sentimental ou estética

Prática: Que tem uso regular, que facilita a vida, que não ocupa muito espaço.

Sentimental: Algo que tem um valor simbólico e sentimental grande, como um vestido de casamento, a beca da formatura ou presente que sua querida e saudosa avó te deu.

Estética:  São objetos que tem o intuito de decorar e dar mais vida aos ambientes. Também não precisa levar o minimalismo ao pé da letra e deixar suas paredes sem nenhum quadro ou rack sem nenhum porta retrato, por exemplo.

Minimalismo em cada cômodo da casa

Minimalismo no quarto

O quarto é um dos lugares mais sagrados da casa, é lugar de relaxamento, reflexão e descanso, portanto quanto menos itens melhor.

O ideal para um quarto, além do armário e da cama,são dois criados mudos, um ou duas luminárias, poucos quadros para decorar e um espelho.

Cadeiras, poltronas e cabideiros só servem para juntar coisas fora do seu devido lugar. Se você faz questão de tv no quarto, não tenha uma gigante e evite outros eletroeletrônicos.

Minimalismo na sala

Pode variar bastante de acordo com o tamanho do cômodo, mas em linhas gerais uma sala não precisa mais do que isso:

  • Um sofá;
  • Uma mesa com quatro ou seis cadeiras;
  • Um painel para tv;
  • Um armário ou rack de chão;
  • Poucos porta retratos nas superfícies planas;
  • Alguns quadros para dar vida às paredes;
  • Talvez um enfeite no centro da mesa e um tapete central, talvez.

Minimalismo na cozinha

A cozinha é um dos lugares da casa onde mais se guarda coisas que não se usa, que não se acha quando precisa ou que já estão vencidas e continuam por lá.

Dedique um bom tempo para a cozinha, sente-se no chão, abra armários e gavetas e comece a separar as coisas em três categorias: 

  • Doação ou lixo;
  • Dúvida;
  • Tesouro.

Da primeira categoria você já sabe o que fazer né.

Da categoria dúvida, guarde por mais algum tempo, uns 6 meses talvez. Não usou e nem sentiu falta, doe ou jogue fora.

Já os itens da categoria tesouro são aqueles itens importantes, que você faz uso com frequência. Limpe-os e guarde-os em lugar de destaque.

Uma cozinha minimalista deve ter um refrigerador, um fogão, um micro-ondas e, se possível, todos os demais itens guardados em armários e gavetas, nada de coisas se acumulando sobre a pia. No máximo uma fruteira e um porta copos.

Se sua casa fizer uso de botijão de gás, tente usá-lo do lado de fora ou dentro de um armário embutido com circulação de ar.

Faça a limpa em armários e geladeiras e jogue fora todos os produtos vencidos.

Minimalismo no banheiro

Faça a limpa também no banheiro, doe ou jogue fora cremes, shampoos e tantos produtos estéticos que você não usa.

Jogue fora remédios fora da validade, organize no armários os itens que você usa menos e deixe sobre a bancada da pia o estritamente necessário.