outdoor

Por motivos de segurança e de praticidade, cada vez mais pessoas têm optado por trocar as tradicionais casas por apartamentos menores, porém, tais apartamento possuem áreas menores e melhor equipadas. Assim, é cada vez mais raro que uma pessoa tenha um jardim em casa, para a utilização de móveis em outdoor.

Isso, entretanto, não significa que os móveis externos estejam obsoletos, principalmente no interior. Ainda há pessoas que não querem trocar uma casa por um apartamento.

Além disso, mesmo as que fazem essa troca costumam se mudar para unidades com sacadas, onde tais itens costumam estar presentes.

Quer aprender mais a respeito desse tipo de mobília? Então continue lendo e confira algumas informações importantes para fazer essa escolha:

  1. A madeira é uma opção clássica

Seja em ambientes externos ou fechados, os moveis de madeira são a opção mais clássica para mobiliar um ambiente. Os motivos por trás disso são as próprias características desse material, tais como:

  • Beleza;

  • Durabilidade;

  • Possibilidade de ser reformado;

  • Bom desempenho térmico.

Contudo, no caso de peças cujo destino são espaços abertos, sejam eles jardins ou varandas, é preciso levar em conta que a madeira ficará exposta aos elementos que podem degradá-la, como a incidência solar direta, a umidade e a água da chuva.

Portanto, antes de adquirir qualquer peça, é preciso informar-se sobre o tratamento que a peça recebeu contra esses fatores. Isso, entretanto, não dispensa reformas periódicas para recuperar sua aparência.

  1. O vime dá um toque rústico para móveis outdoor

Ainda assim, há outras opções de materiais na hora de se fazer a compra de móveis para o exterior. Outra matéria-prima bastante usada são é a trama de vime, que é traçada e recebe um tratamento especial para que tenha a rigidez necessária para compor um móvel.

Normalmente, opta-se por esses itens com o objetivo de proporcionar um toque rústico ao ambiente, tendo em vista que o vime é uma trama natural. Entretanto, ele é versátil, e pode ser usado em decorações das mais diversas inspirações.

Essa, contudo, não é a sua única vantagem, pois assim como as demais fibras naturais, o vime é um material sustentável, que não causa um grande impacto ambiental ao ser manipulado. Da mesma forma, ele pode ser reparado caso sofra algum dano, prolongando a sua vida útil.

  1. Os tecidos têm que ser escolhidos com atenção

Uma poltrona, cadeira ou até mesmo um sofá são itens usados com frequência em ambientes externos. A ideia é proporcionar mais conforto a quem utiliza o local, transformando-o em um espaço social da casa.

Porém, é preciso levar em conta que nem todos os tipos de tecidos são adequados para um estofado que ficará ao ar livre, pois como eles ficarão expostos à chuva, eles devem ser impermeáveis, facilitando sua limpeza e secagem.

Do contrário, a almofada ficará molhada, algo que, ao longo prazo, pode ser prejudicial para as fibras que a compõem. Consequentemente, sua vida útil ficará reduzida.

  1. Confira a tendência in & out

Nos últimos anos, a tendência decorativa in & out se destacou em meio a esse segmento. Como o seu próprio nome diz, ela prega o uso de mobília muito semelhante nos ambiente externos e internos da casa.

Na prática, isso significa que pode-se usar peças de vime com almofadas impermeáveis em um local fechado, basta que o projeto como um todo seja direcionado a estética de um ambiente externo.

No caso de ambientes a céu aberto, também existem maneiras de aproveitar técnicas normalmente usadas em locais fechados. É possível, por exemplo, contratar uma empresa de móveis planejados para fabricar estofados de canto sob medida para as condições do ambiente, permitindo que ele seja usado com mais eficiência.

  1. Não se esqueça de itens para barrar o sol com móveis outdoor

Por mais que móveis projetados para uso externo sejam tratados para resistir aos raios solares e à água da chuva dentro da própria fábrica, essas medida não significa que eles sejam indestrutíveis. Assim, ao longo do tempo, é normal que eles se desgastem, e, consequentemente, percam a aparência de novos.

A boa notícia é que quem utiliza as peças pode tomar medidas para evitar que elas sejam expostas a condições desfavoráveis, permitindo que elas fiquem com cara de novas por mais tempo.

Para conhecer as demais opções que podem auxiliar numa composição agradável para o seu lar, basta entrar em contato com profissionais especializados.