construção

A construção civil é uma área da ciência da engenharia que tem como objetivo projetar, construir, gerenciar e realizar a manutenção da projetos relacionados com a infraestrutura criada para promover o bem-estar social.

Assim, essa engenharia é responsável por desenvolver o planejamento de obras e fiscalizar construções, como é o caso da criação de pontes, usinas, túneis, indústrias, entre outros tipos de estruturas.

Os profissionais dessa área, chamados de engenheiros civis, possuem a tarefa de propor soluções com o intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas, levando em consideração os impactos sociais e ambientais dos projetos das obras.

O local de trabalho de um engenheiro civil costuma mudar de acordo com a especialidade do profissional. Apesar de a maioria deles trabalharem em firmas de consultoria, muitos engenheiros locomovem-se conforme a localização das obras em que trabalham.

Sabendo disso, é possível falar sobre o funcionamento de uma construção e os principais itens necessários para a elaboração de uma, entre os quais se têm:

  • Os materiais utilizados;

  • Os licenciamentos necessários;

  • As estruturas importantes;

  • As máquinas usadas.

O item principal de uma construção: o bloco de cimento

Um bloco de cimento é conhecido popularmente como bloco de concreto. Isso ocorre pois o cimento, um pó que serve para várias finalidades na construção civil, é misturado com água, brita e areia, gerando o concreto.

Todavia, como o cimento é o elemento principal para a produção de um bloco de concreto, este acaba recebendo o nome de bloco de cimento nas falas cotidianas dos trabalhadores da construção civil e será utilizado no texto.

Nesse sentido, um bloco de cimento possui um formato de paralelepípedo, além de dois grandes furos em seu corpo. Sua utilidade é essencial para a formação da estrutura de muros e paredes, promovendo uma maior segurança para casas, escolas e hospitais.

A formação de um bloco de cimento

Essa segurança do bloco de cimento é fornecida pela composição do concreto, que é desenvolvido com as dosagens corretas de cimento, água, areia, brita, entre outros agregados.

Com a mistura controlada desses materiais, é possível gerar um bloco de cimento altamente resistente.

Após a homogeneização dessa mistura, a grande massa formada passa por processos de vibração e por prensas dentro de uma forma de fazer bloco de cimento com o intuito de formar um bloco com um formato específico. Isso porque, apesar de ter um formato base, pode ser encontrado em outras formas também.

Esse item é tirado do molde e posto sob altas temperaturas e taxas de umidade no ar. Finalmente, o bloco de cimento tem a sua resistência testada, certificando a qualidade do produto obtido e vendido.

Produzindo blocos de maneira massiva

Vale ressaltar que, dentro do mercado de produção do bloco de cimento, existem, também, máquinas especializadas que facilitam e dinamizam o processo produtivo.

Nesse caso, uma maquina de bloco de cimento é um equipamento que é capaz de produzir, em média, três blocos de concreto a cada trinta segundos.

Por esse motivo, a máquina de bloco de cimento é muito utilizada para construções de grande porte, já que oferece uma grande agilidade e uma redução no tempo de realização da obra.

Outras funcionalidades para o concreto

O concreto também pode ser utilizado para a construção de outras estruturas importantes dentro de uma obra, como é o caso de uma laje pré-moldada.

Uma laje pré moldada é um tipo especial de laje que pode ser comprada pronta de fábricas. Nesse sentido, essa laje oferece, ao mesmo tempo, uma propriedade de leveza e de resistência, devido ao fato de ser produzida de maneira criteriosa por meio de processos industriais.

Assim, por ser um tipo de laje que possui certa uniformidade entre suas peças no quesito do tamanho, o concreto para laje pré-moldada garante que tal peça seja utilizada nos mais variados serviços de construção.

A importância do acabamento em uma construção

Além da estrutura que dá forma a uma construção, o engenheiro deve pensar na parte estética da obra, constituída pelo acabamento.

É nesse sentido que entram os produtos de uma fábrica de textura e grafiato. Essa empresa possui a função de desenvolver produtos de acabamento, oferecendo soluções decorativas para uma construção.

No entanto, cabe ainda destacar que ao iniciar um projeto de construção, é muito importante que a empreiteira responsável pela obra tenha em mãos um laudo de estabilidade.

Este documento tem a função de atestar as condições estruturais de uma edificação ou de um imóvel de acordo com as normas de cada município.

Cabe dizer que o laudo de estabilidade só pode ser emitido por um engenheiro qualificado pertencente a uma empresa especializada no assunto.