A área da construção civil e residencial, e os profissionais da engenharia e arquitetura são os responsáveis por elaborarem projetos de construção e reforma de edificações, empreendimentos de pequeno, médio ou grande porte, empresas e estabelecimentos comerciais.

Um planejamento com o número de pessoas que serão necessárias para executar as etapas da obra, os materiais e outros fatores são decididos em algumas reuniões entre os responsáveis pelo projeto e o cliente.

Os processos de instalações elétricas podem ser resolvidos durante a montagem e organização do planejamento. Alguns clientes escolhem um tipo de projeto que exige muito conhecimento dos profissionais da construção, por exemplo, o conceito de automação residencial.

Como funciona a automação residencial?

A automação residencial é o uso da tecnologia em tarefas diárias, que visa facilitar a rotina das pessoas, deixando a cargo de produtos e equipamentos as atividades que uma pessoa precisa fazer.

Essa automatização pode ser feita, a partir da instalação de sensores e temporizadores, que funcionam com o toque em um botão keypad ou de controle remoto, que ao ser acionado, realiza tarefas que podem ser programadas, para facilitar a rotina.

Esse conceito de automatizar as ações em uma residência tem sido muito procurado. Essas ideias de automação e o uso de energia fotovoltaica em uma casa pode agregar um alto valor ao seu imóvel.

O uso de placas fotovoltaicas ajudam na captação de luz solar, que é convertida em energia elétrica ou em forma de aquecimento para a água.

A instalação desse sistema ajuda a economizar na conta de luz, pois, diminui o uso da energia que chega nas residências através das redes de distribuição.

O custo de aquisição das placas é alto, mas, os benefícios como: utilizar uma fonte de energia limpa, renovável e inesgotável, além de ter uma segunda opção de energia, ajudando em situações de falta de luz ou panes elétricas são motivos que podem motivar a compra de um sistema de energia solar.

Para conseguir a automação no seu imóvel, é necessário realizar algumas instalações elétricas colocar uma central de automação residencial, sistema que ajuda a controlar os comandos e ações que são feitas automaticamente. Esses sistemas e centrais de comandos automáticos necessitam de uma instalação com cabos e fios de qualidade.

O fios e cabos que devem ser usados para a montagem dos sistemas automatizados, devem ser escolhidos por pessoas que entendem esse conceito, ou seja, especialistas elétrica e tecnologia, que podem indicar o melhor produto para o seu imóvel.

A contratação de serviços de cabeamento estruturado é muito importante para a montagem da automação residencial.

O trabalho de cabeamento estruturado é feito com base em um projeto que é elaborado visando as necessidades do local. Esse momento é muito importante para garantir o bom funcionamento do sistema, pois, a falta de organização nesta etapa pode gerar problemas na rede de computadores e automatização.

A iluminação da casa pode ser economizada e gerar ótimos benefícios. Para que isso aconteça é necessário realizar uma automação de iluminação, que permite que a pessoa personalize a luz, através de uma dimerização.

O controle da luminosidade é feito de forma dinâmica, ou seja, você pode utilizar a iluminação necessária para o ambiente sem desperdícios.

Os benefícios da automação residencial

Realizar a automação no seu imóvel proporciona diversos benefícios, entre eles estão:

  • Economia de energia a longo prazo;
  • Qualidade de vida;
  • Versatilidade;
  • Agrega valor à edificação.

Segurança, conveniência, praticidade e comodidade, controle dos sistemas de iluminação, som e do jardim, temperatura, cortinas e janelas, sistemas de vigilância e outros itens da casa podem ser controlados com biometria ou por um smartphone.

A conexão com os aparelhos é feita pela central de automação, conectada a webcam, infravermelhos, sensores e detectores de movimentos, que são ligados na central, junto com um cabo de internet para que toda a tecnologia possa funcionar.

O sistema de automação residencial proporciona alto desempenho aos aparelhos do seu imóvel, possibilita o controle de todos os equipamentos e funções da residência em um único aparelho.

Além disso, gera a proteção da casa através de fechaduras eletrônicas, que podem ser abertas e fechadas somente com códigos que os moradores podem programar.

Portanto, a automação residencial oferece inúmeras vantagens e agrega valor à edificação, o que ajuda muito em situações de venda, por exemplo.

Procurar um profissional de construção civil e pessoas especializadas em tecnologia e elétrica é uma forma de conseguir realizar a automação com qualidade, eficiência e preço acessível.