Os pisos e revestimentos consistem em peças de construção civil utilizadas para acabamento inferior dos imóveis, quer dizer, no contrapiso ou no chão.

Eles impactam diretamente no design da estrutura e, além disso, são extremamente funcionais para o tráfego no local. Por esse motivo, um dos maiores desafios dos designers e arquitetos é escolher o piso ideal, conforme as especificações do proprietário da casa, ou das características do imóvel.

Felizmente, é possível encontrar diferentes modelos de pisos e revestimentos no mercado. Mas, fora a funcionalidade e a beleza, a escolha do piso certo também deve partir da questão da segurança.

Por exemplo, em locais com presença de umidade, é recomendável a instalação de revestimento antiderrapantes, como o piso de borracha liso em rolo. Desse modo, é possível evitar quedas e acidentes.

Ademais, os pisos e revestimentos devem assegurar o máximo de conforto e praticidade aos usuários. Isso quer dizer que essas peças devem ser fáceis de limpar, não acumular poeiras e sujeiras, bem como ter uma instalação simples e rápida.

Todos esses detalhes também devem estar diretamente relacionados à função do cômodo e as atividades que serão realizadas no local.

Os modelos mais populares de pisos e revestimentos

Mesmo com a multiplicidade de modelos de pisos no mercado, alguns modelos de revestimento são os preferidos por quem deseja aliar conforto, praticidade, funcionalidade e beleza. Entre eles, destaca-se o piso de madeira, que é usado desde as primeiras construções.

A madeira é considerada um material nobre, portanto, é a opção ideal para quem deseja um revestimento de alta sofisticação. Além disso, os pisos de madeira aumentam o valor do próprio imóvel, justamente, pelo excelente padrão estético da madeira.

Entre outras vantagens, destacam-se:

  • Oferece sensação de conforto e aconchego;
  • Contribui para o isolamento térmico do ambiente;
  • Éhipoalergênico e completamente natural;
  • Tem uma alta durabilidade e vida útil.

Alguns imóveis mais antigos já têm tacos instalados no contrapiso. Nestes casos, basta realizar o tratamento de piso de madeira, que consiste em retirar o acúmulo de sujeiras e restaurar a beleza do revestimento.

O procedimento pode ser feito a partir da raspagem superficial da madeira, com o intuito de nivelamento e limpeza; posteriormente, recomenda-se a aplicação de impermeabilizantes e produtos específicos, que darão o brilho e o aspecto de novo ao piso.

Contudo, para novos projetos de casas, recomenda-se que a colocação de piso de madeira já esteja integrada ao projeto, pois quando feito em conjunto com a obra, o procedimento é bem mais fácil. Tanto para o tratamento quanto para a instalação dos tacos é indicado contratar uma empresa especializada.

Outro modelo muito usual é o piso laminado. Diferentemente da madeira, esse revestimento é muito mais fácil de instalar e demanda menor manutenção. Contudo, por não ser madeira pura, o valor agregado é menor, pois o laminado não é visto como um material nobre.

Contudo, existem tipos de pisos laminados que imitam madeira, oferecendo toda a beleza e sofisticação dos tacos. Entre outros pontos positivos do laminado, encontram-se:

  • O excelente custo-benefício;
  • A alta durabilidade e resistência;
  • A diversidade de aplicações do revestimento;
  • O ótimo conforto térmico.

Ou seja, os pisos laminados aparecem como uma alternativa extremamente viável para quem deseja ter toda a estética da madeira, mas não quer investir em um material de alto custo.

O revestimento é indicado para a instalação em residências, escritórios, centros comerciais e lojas.

Onde encontrar os melhores pisos e revestimentos do mercado?

Devido à ampla variedade de pisos e revestimentos disponíveis no mercado, o melhor é fazer uma pesquisa prévia para encontrar qual o modelo ideal.

No caso das indústrias, é necessário investir em um material de alta resistência, pois o estabelecimento irá receber um grande fluxo de pessoas, máquinas e cargas. Por isso, os pisos laminados e de madeira não são os mais recomendados.

O mesmo vale para áreas externas ou locais com grande umidade. A madeira, no entanto, pode ser usada em decks, mas deve ser devidamente impermeabilizada para suportar as intempéries e os efeitos da água.

Portanto, após encontrar o modelo de piso ideal, vale pesquisar por empresas renomadas, que tenham reconhecimento e experiência no mercado.

Dessa maneira, tem-se a certeza de um bom investimento, com materiais de qualidade e com uma negociação vantajosa tanto para as empresas quanto para os clientes.