Foi-se o tempo em que as obras voltadas à construção civil dependiam de pessoas que se arriscavam a levantar um muro, ou uma parede.

Atualmente, as leis municipais obrigam as pessoas a contratarem profissionais ligados à área, como engenheiros e arquitetos, para garantir a segurança dos usuários e de terceiros.

Dessa forma, muitas pessoas procuram empresas especializadas, que contam com planejamento estratégico, empregado desde o momento da contratação de mão de obra especializada, até na compra de matéria-prima suficiente para atender à construção, da fundação aos acabamentos finais.

Ajudantes de pedreiro e pedreiros ficam sob a responsabilidade de mestres de obras, que por consequência, respondem aos trabalhos de um engenheiro ou arquiteto, que é responsável por toda a obra.

Profissionalização no canteiro de obras

Com isso, a profissionalização dos canteiros de obras torna tudo mais eficiente e prático, podendo identificar os padrões de trabalho, com a identificação de espaços para cada trabalhador, sem que atrapalhe nos afazeres de outro.

O prazo estabelecido para uma construção pode ser cumprido à risca, dependendo, apenas, das intempéries climáticas.

Mas até mesmo isso pode ser contornado, com a aplicação de tapumes e placas de proteção, em áreas externas, e que podem ser trabalhadas continuamente.

Isso permite economia nos custos de mão de obra, sem desperdício de matéria-prima, com a qualidade e a garantia de manutenção de segurança por todo o espaço.

Os conhecimentos técnicos das normas empregadas em um canteiro de obras, a compreensão das necessidades e interpretações de situações específicas fazem dos profissionais ligados à gestão de obras fundamental, em todos os aspectos.

Por meio do gerenciamento presencial, a execução dos serviços é feita conforme o planejamento de construção, etapa por etapa, permitindo que avaliações sejam colocadas em execução, conforme os prazos são disponibilizados em uma planilha de trabalho.

O uso de ferramentas operacionais e a implementação de tecnologia na construção civil também tem facilitado a execução dos trabalhos, impactando o orçamento de forma positiva, garantindo que os gastos estejam dentro do combinado, desde o início do projeto.

É claro que imprevistos podem acontecer, e isso terá um impacto nas obras, como um todo.

Mas, seguindo o planejamento estratégico, até mesmo o gerenciamento de obras industriais pode ser colocado em prática, sem afetar de maneira negativa toda a estrutura proposta para a construção dos empreendimentos imobiliários.

Esse planejamento estrutural, dentro de um canteiro de obras, permite diversos benefícios, entre os quais, pode-se destacar:

  • Controle de horas trabalhadas;
  • Controle de gastos com matéria-prima utilizada;
  • Projeção de gastos e trabalhos a serem realizados;
  • Avaliação final de todo processo.

A padronização do trabalho pode ser aplicada em diferentes construções, colocando em prática o planejamento estrutural de todo o ambiente, com a matéria-prima a ser utilizada, e otimização da mão de obra aplicada às tarefas pertinentes a cada profissional.

A organização também é afetada, pois a disponibilidade de material, área para descanso dos profissionais e centralização de comando pode ser identificada de maneira correta.

O descarte de material, por meio do aluguel de caçamba de entulho, também pode ser um diferencial, que permite a aplicação da sustentabilidade dentro dos trabalhos realizados em um canteiro de obras.

Reorganização durante a reforma

Para os empreendimentos imobiliários que passam por uma reforma, é preciso um planejamento diferenciado, ainda com o gerenciamento de obra em andamento.

Como as instalações já estão demarcadas, é possível contratar uma empresa de demolição para realizar a verificação das paredes que serão derrubadas, e da retirada de materiais que podem ser reaproveitados, no mesmo espaço, ou encaminhados para empresas de recuperação de matéria prima voltado à construção civil.

Os padrões adotados para esse tipo de serviço devem ser elevados, pois colocam em risco todo o processo de retirada de materiais, que podem estar ligados a estruturas no subsolo, e que não são identificadas de imediato.

As empresas que oferecem o serviço de demolição industrial contam com equipamentos especializados, utilizando maquinários modernos e práticos, adotando estratégias de retirada e limpeza do local, com retroescavadeiras e caminhões basculantes.

O despejo de resíduos sólidos da construção civil também deve ser realizado sob a ótica da sustentabilidade, preservando o meio ambiente, e toda a área onde está sendo empregada.

A disponibilidade de caçamba de entulho adequado para cada resíduo sólido e o encaminhamento para aterros de remanejamento e possível transforma tornam as empresas de demolição parte fundamental dos canteiros de obras, que passam por reformas e reestruturações.