obra

Muitas pessoas não sabem, mas uma obra não se trata apenas de práticas construtivas, mas também de processos de inspeção, verificação e otimização, que visam aprimorar não só a qualidade final de uma edificação a ser entregue como também a segurança durante a sua construção.

Sendo assim, é de absoluta importância conhecer todos os passos que existem por trás do levantamento de vigas, pilares e colunas na construção e reforma de um local, pois muitos outros componentes fazem parte desse contexto. Assim, os sistema elétricos e hidráulicos, serviços especializados e muitos mais também devem ser levados em conta.

No artigo que você acompanha a seguir, saiba mais sobre esse tema e conheça algumas das questões que não podem ficar de fora para a garantia de mais eficiência construtiva dentro do canteiro de obras e também em prol da otimização da segurança interna durante a execução do projeto.

Verificando as instalações elétricas em uma obra

O sistema elétrico de uma edificação é formado por uma série de componentes como cabos e eletrodutos que são capazes de levar a energia elétrica para os dispositivo que serão utilizados no ambiente, de modo que é muito importante garantir a qualidade em sua elaboração.

Além disso, painéis elétricos e geradores também devem ser especializadamente supervisionados, evitando problemas futuro que podem gerar situações de risco, como incêndios e até mesmo explosões.

Por isso, o chamado Laudo de instalações elétricas tem como principal objetivo fornecer, por meio de um documento oficial elaborado por um profissional devidamente habilitado, todos os dados relacionados com a verificação da qualidade do sistema elétrico da edificação. Assim, ele certifica que há convergência com as normas e leis vigentes no setor da construção civil.

Os laudos podem variar de acordo com o tipo, por isso é muito importante lembrar que, para a definição do laudo a ser realizado e para sua execução em si, a recomendação é sempre contar com empresas e profissionais da engenharia civil que possuam experiência e possam garantir os resultados mais satisfatórios, promovendo a segurança esperada.

Um desses laudos é o que avalia a qualidade do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas, tendo como principal objetivo verificar se o prédio ou a edificação em questão está devidamente protegido contra raios descarregados na superfície da Terra.

Isso porque, embora muitas pessoas não saibam, mesmo sem estar aptos para enxergar esse fenômeno existe uma grande quantidade de raios sendo descarregados no solo constantemente e todo projeto da construção civil deve contar com um sistema de proteção adequado para evitar acidentes e tragédias.

Demolição de obra

Demolir edificações, residências e estabelecimentos é muito comum quando há uma demanda pela construção de algo novo no local, de modo que é possível contar com uma grande variedade de técnicas capazes de garantir demolições seguras e eficientes.

Para isso, em primeiro lugar, é importante avaliar a demanda da demolição como por qual motivo ela está sendo feita e o quanto do espaço construído deve ser “derrubado”.

A partir disso, as Empresas de demolição em sp podem determinar qual o melhor procedimento a ser seguido em cada caso, avaliando os equipamentos que serão empregados nesse contexto e, claro, quais as técnicas que garantem os resultados solicitados pelo cliente.

Esse é um serviço que, apesar de aprimorado a cada ano, ainda exige bastante cuidado, de modo que os profissionais da área vão avaliar todas as informações relacionadas com o espaço, das plantas de casas aos métodos construtivos empregados para a sua viabilização no passado.

Curso de segurança elétrica

Como mencionado, os cuidados com as instalações elétricas em uma obra devem ser minuciosos e envolvem, no geral, uma série de medidas que vão desde a avaliação da qualidade dos itens que compõem a instalação até o estado de conservação depois de determinado tempo de uso.

Os ambientes de trabalho também devem ser seguros contra os riscos de problemas elétricos, de modo que existem formas de capacitar os trabalhadores para que eles estejam devidamente protegidos contra acidentes, como é o caso do curso nr 10 basico, que é a Norma Regulamentadora referente aos riscos com choques, arcos elétricos e medidas de controle.

Alguns dos temas abordados no curso são:

  • Tipos de choques elétricos;
  • Transmissão e distribuição de energia;
  • Manutenção e inspeção do sistema;
  • Perigos e suas causas.

O mais importante é que todos os trabalhadores envolvidos com os procedimentos construtivos, bem como o ambiente de trabalho do canteiro de obras estejam devidamente protegidos e seguros contra transtornos que podem colocar a vida e a integridade física das pessoas em risco, seja durante a execução do projeto ou até mesmo depois, no uso da edificação.