segurança

Um projeto arquitetônico deve seguir as finalidades para o qual um imóvel se destina. As residências costumam ser desenhadas para receber os moradores com conforto e segurança, com espaços específicos para cada área, como banheiro, cozinha, quarto e sala.

As construtoras e incorporadoras residenciais desenvolvem projetos que são destinados a construção de prédios e edifícios múltiplos, com apartamentos e salas comerciais dividindo um mesmo terreno, mas com torres distintas.

Até mesmo os imóveis comerciais possuem características próprias para atender ao público-alvo específico, promovendo a segurança, a mobilidade e o conforto de acordo com a finalidade do prédio.

São diversos detalhes que devem ser percebidos e implementados por engenheiros civis, arquitetos, empreiteiros e demais profissionais que fazem parte do desenvolvimento do projeto inicial.

Instalações devem garantir pleno funcionamento

A construção de um imóvel, seja qual for a sua finalidade, depende de diversos equipamentos, máquinas e ferramentas operadas por profissionais capacitados e com conhecimento técnico para colocar um projeto em pé.

Desde a preparação do terreno até a instalação do telhado e os ajustes finais, é preciso contar com a cooperação de terceiros, como é o caso do projeto eletrico para um restaurante ou lanchonete.

Esse modelo de estabelecimento comercial conta com diversos equipamentos que são utilizados na cozinha que dependem do fornecimento de eletricidade de qualidade.

Entre eles, podemos destacar:

  • Geladeiras e freezers;
  • Micro-ondas e fornos elétricos;
  • Batedeiras e liquidificadores;
  • Torradeiras e sanduicheiras.

A disposição de uma bancada e diversas tomadas permite que os trabalhos sejam realizados com sucesso, sem a necessidade de se preocupar com qualquer risco de acidente ou um curto-circuito.

A iluminação também é importante dentro desse ambiente, pois a higienização dos ingredientes é primordial. Aliás, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) está sempre fiscalizando esses locais para identificar se há algum problema.

A presença de qualquer sinal de que há alguma coisa errada pode se transformar em multa e fechamento do local.

Por isso, a aplicação de manta para cobrir laje também é uma exigência arquitetônica, tendo em vista que esse produto impede o acúmulo de água e o surgimento de bolor e mofo nos cantos altos das paredes.

Esse serviço deve ser realizado por uma empresa especializada, antes da instalação do telhado, para reforçar a proteção estrutural do imóvel.

Comércios alimentícios recebem estruturas eficazes

A vistoria realizada pelo corpo de bombeiro para a emissão de um laudo de segurança, comprovando que tudo está de acordo com as normas regulamentadoras que regem esse tipo de empreendimento comercial, precisa verificar se a instalação de gás para restaurante ou lanchonete foi realizado de acordo com as diretrizes obrigatórias.

Concessionárias públicas e privadas fazem esse serviço de acordo com a disponibilidade em determinada região. As cidades de não contam com gás encanado precisam de um projeto para utilizar botijões apropriados para atender estabelecimentos comerciais.

Além da segurança, o conforto dos clientes também deve ser pensado na montagem de um empreendimento que atende o público em salões apropriados.

Uma cozinha profissional conta com uma coifa industrial para lanchonete ou restaurante, eliminando o excesso de gordura e encaminhando para a atmosfera, com a aplicação de filtros desenvolvidos para esse setor.

Divisão de espaços determina limites de segurança

O atendimento ao público é uma tarefa que requer atenção e cuidados essenciais para garantir a presença do cliente sempre. Ainda mais quando se trata de um estabelecimento comercial que fornece comida e bebida.

Por isso, as divisórias de ambientes são importantes, determinando os espaços que podem ser alcançados pelos clientes, limitando áreas como o caixa e o acesso a produtos que precisam de cuidados, como os alimentos que são utilizados na cozinha e tudo que é comercializado e tem um custo para o consumidor.

Mesmo que seja permitido por lei o acesso à área da cozinha, por exemplo, o empresário pode exigir alguns limites aos clientes, para a própria segurança e higienização dos ambientes.

O uso de placa de drywall é comum nas áreas internas, reproduzindo uma limitação e até mesmo facilitando a mobilidade de todos os usuários, incluindo os garçons e garçonetes.

Vale lembrar que todos os imóveis possuem características próprias e atendem normas específicas de conselhos de classe e entidades que se preocupam com a ocupação de um espaço, a partir das condições de terreno e localização.

Mesmo o setor industrial recebe uma atenção especial, principalmente, quando se trata de melhor aproveitamento dos recursos naturais e menor impacto no meio ambiente.

Portanto, qualquer projeto deve atender as normas regulamentadoras, seja de uma simples casa em um bairro em desenvolvimento, seja uma grande corporação ocupando espaço em um condomínio industrial.

Todos os cuidados devem ser tomados para garantir melhor aproveitamento dos espaços disponíveis.