A segurança é uma das maiores preocupações de uma família. O trajeto que os pais fazem para ir de casa para o trabalho e vice versa é sempre uma preocupação que deve ser encarada, principalmente nos grandes centros urbanos.

A ida dos filhos para a escola, atividades físicas, ou mesmo passeios em shopping centers, costumam ser uma preocupação dobrada, pois, apesar dos pais saberem que é necessário, a segurança é um ponto de receio.

Estando em casa, a segurança de todos os moradores está garantida, de alguma forma, principalmente com a instalação de diversos equipamentos que permitem o monitoramento, mesmo de maneira remota.

Muitos produtos disponíveis no mercado já permitem a visualização de ambientes internos e externos, com a aquisição de lâmpadas inteligentes, que possuem uma câmera interna.

Esses itens podem ser conectados via internet, em aplicativos que mostram, via celular, no próprio instante, o que está acontecendo em uma residência.

Patrimônio seguro, família segura

Com o avanço da tecnologia, não são apenas as indústrias, os centros comerciais e condomínios comerciais e residenciais que estão ficando automatizados.

Já está à disposição no mercado de segurança, um sistema de automação residencial, que permite acender e apagar luzes, de qualquer cômodo de uma casa, quando devidamente instalado.

A abertura de cortinas também pode ser automatizada, assim como a abertura e fechamento de torneiras, que estão dispostas sobre banheiras, devidamente adaptadas com sensores, para evitar o desperdício de água.

Mas não são apenas estes equipamentos que podem ser manipulados. Equipamentos eletrônicos, como televisores, aparelhos de som e outros, podem receber comandos de forma remota, para que estejam devidamente em funcionamento quando os moradores chegam em casa.

Tudo isto permite que o sistema de monitoramento residencial seja mais amplo, indo além da instalação de câmeras em pontos estratégicos e alcançando novos patamares na segurança, em todos os setores.

Isto permite o comando de diferentes ferramentas, como a ligação de cercas elétricas e o uso de fechaduras inteligentes.

Comodidade e segurança pode atender setor domésticos

Os imóveis passam por transformações constantes e a engenharia também contribui, em conjunto com a arquitetura, para que as casas se tornem um lugar seguro, confortável e aconchegante.

Para aqueles que moram em residências com mais de um pavimento, as escadas podem se tornar um problema, principalmente em locais que moram pessoas idosas, e não têm forças nas pernas para aproveitar outros andares.

Para isso, a engenharia encontrou uma solução que já está há muito tempo disponível, mas com o barateamento que a tecnologia tem proporcionado, já é possível ter em uma casa: são os elevadores residenciais.

O elevador pode ser adaptado na maioria das casas com mais de dois pavimentos, bastando ter um espaço para a casa de máquinas.

Ele também pode ser utilizado por pessoas que tem a mobilidade reduzida e precisam fazer o uso de cadeiras de rodas.

Outros pontos que devem ser observados quando este tipo de equipamento fica à disposição de uma família, podem ser detalhados abaixo:

  • Conforto para todos os moradores;
  • Segurança maior que no uso de escadas;
  • Crianças e idosos podem se movimentar com segurança;
  • Acessibilidade para todos os moradores e visitantes.

Além de todos estes benefícios, há a valorização do imóvel, com uma manutenção relativamente baixa, e com recursos de segurança que podem ser ativados em casos de pânico, como falta de energia elétrica.

A instalação de uma automação residencial permite que este tipo de equipamento também esteja dentro do sistema de câmeras, e possa ser monitorado a todo o momento.

Esse cuidado evita que crianças fiquem brincando e acabem causando qualquer tipo de acidente, assim como é possível observar as pessoas mais idosas, que podem se confundir com os botões, e possam precisar de de algum tipo de ajuda.

A instalação deste tipo de equipamento, mesmo em uma casa, ao invés de um prédio, como é comumente encontrado, mostra que o seguro residencial também está na parte interna, e não só na área externa.

São pequenos detalhes que fazem toda a diferença na segurança familiar e na segurança patrimonial, por isso é essencial entender todos antes de contratar um serviço do tipo.

Além disso, por fim, é válido ressaltar que pesquisar sobre a empresa que está por trás do serviço ou produto é fundamental para garantir bons resultados e assertividade.