Toda boa construção exige materiais de qualidade. Tijolos, materiais para acabamento, tubos de aço, argamassa… e por que não itens como a chapa de aço?

Com modelos diversos, dimensões e características únicas, esse produto tem uma versatilidade diversa e pode ser usado desde o suporte para alguma máquina até a construção de passarelas, rampas e demais estruturas da construção civil.

Ou seja: esse item pode ser encontrado em quase tudo e muitas vezes as pessoas não fazem ideia da relevância do produto.

Se você se interessa pelo assunto e quer saber para que serve uma Chapa antiderrapante ou qual o melhor material para usar na rotina das indústrias, continue lendo. Confira a finalidade das chapas na construção e suas principais características:

Chapa antiderrapante

Com uso obrigatório em ambientes de grande circulação como fábricas, estacionamentos , indústrias e parques diversões, esse material se destaca por melhorar a segurança. Isso acontece porque a Chapa antiderrapante é feita na medida e com as características certas para evitar que as pessoas escorreguem ou se machuquem.

A eficiência do material é tão grande, que, inclusive esse tipo de chapa tem indicação obrigatória em locais como escadas, degraus e rampas. Geralmente esse produto funciona como uma chapa de aço, mas apresenta características únicas. São elas:

  • Leveza e facilidade para transportar;

  • Resistência e versatilidade;

  • Economia;

  • Alta durabilidade;

  • Preparo para evitar acidentes e quedas;

Outra característica importante desse item é a facilidade de limpeza e o acabamento harmônico com qualquer projeto. Essas vantagens combinadas com o aspecto antiderrapante da chapa a torna um material muito indicado para o revestimento de pisos industriais.

Chapa perfurada

Marcada pela versatilidade, esse tipo de chapa é usada tanto na construção civil e em projetos arquitetônicos como em outros setores voltados para a indústria.

Com composição de metal e aço em alguns casos, a Chapa perfurada é um item que serve para transportar materiais, fabricar estruturas e apoiar superfícies.

Mas como usar esse material na construção civil, especificamente?

  • Na construção de toldos/marquises;

  • No acabamento de um guarda-corpo da escadaria;

  • -Como divisória de ambientes/móveis;

Além da utilidade e resistência, esse tipo de chapa tem a vantagem de ser encontrada em cores e dimensões variadas. Outra vantagem da Chapa perfurada é que os furos conferem um certo charme na construção e embelezam o acabamento.

Chapa expandida

Muito usada na indústria, esse material também oferece várias utilidades para a área da construção civil, na fabricação e montagem de estruturas.

Como o próprio nome sugere, esse produto conta com um aço expandido – uma tipo de aço mais resistente e durável que o convencional.

Por isso, a Chapa expandida preço está entre as preferências da construção civil. Mas não são só essas vantagens que tornam esse modelo importante. Outras características também diferenciam o material como:

  • Superfície aberta (fácil passagem de luz);

  • Não acumula água, nem sujeira;

  • Tem baixo custo;

  • Conta com dimensões variadas;

Com todas essas funcionalidades, a Chapa expandida preço pode ser a ideal para o seu projeto de construção. Mas não dá para deixar de lembrar que essa chapa também é usada na indústria por servir como superfície para materiais, apresentar resistência e evitar contaminação.

A facilidade de limpeza e o fato do artefato não juntar sujeira o torna uma chapa industrial perfeita para o ramo da alimentação. Isso porque a fabricação e o manuseio de alimentos exige superfícies limpas e sem contaminação.

Chapa industrial

Lidar com alimentação não é uma coisa rigorosa só para grandes indústrias. Apesar desse modelo não ser necessariamente para uma etapa da construção civil, é um elemento complementar, sobretudo para as cozinhas.

Nas lanchonetes, restaurantes ou cozinhas industriais, ter superfícies resistentes ao calor e com facilidade para a limpeza é importante. Nessas situações, a Chapa industrial é o produto mais indicado.

Diferente de outras chapas, essa funciona como um aparelho que pode ter vários modelos, mas de forma geral não deixa de ser uma superfície adaptada com elementos para cozinhar, como suporte para gás, regulagem de temperatura e antiaderência.

Agora que você sabe mais sobre os tipos de chapa e suas principais características, fica muito melhor para escolher a que se encaixa melhor no seu projeto de construção ou decoração.

A escolha por uma chapa não impede o uso de mais de uma, por isso, você pode e deve sempre tirar as dúvidas com o fabricante, com o arquiteto e fazer um checklist sobre o que você precisa também é uma boa antes da decisão final.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>