piscina

Uma piscina com cascata pode deixar sua área de lazer mais charmosa e sofisticada, aumentando ainda mais a diversão, especialmente para os lares com intensa circulação de crianças.

A maior vantagem que a cascata agrega na piscina é a beleza, pois traz mais elegância e toque de modernidade ao ambiente.

A função dela é fornecer uma queda d’água em áreas externas, criando um ponto central no ambiente, no que resulta em mais sofisticação. Possuir uma piscina com fonte na área de lazer também costuma ser um sinal de status.

Outro aspecto positivo é sobre o barulho que a água faz, pois ela ajuda a acalmar e relaxar, oferecendo uma qualidade de vida maior para os moradores.

Se ela for colocada próxima de janelas e portas, também pode melhorar a claridade das áreas internas e aumentar a utilização da iluminação natural.

Ela refresca o jardim e ambientes próximos. Com a evaporação da água, muitas partículas ficam flutuando pelo ar, no que eleva a umidade e neutraliza a poluição, resultando assim em mais um benefício à saúde.

No mercado há cascata de piscina em diversos modelos e que pode caber em qualquer orçamento, sendo elas:

  • Cascata de pedra;

  • Cascata de alvenaria;

  • Cascata de inox;

  • Jatos laminares.

A cascata de pedra é o modelo mais complexo de se instalar, pois ela é ideal para combinar com o paisagismo de casas que possuem jardim e mantém um ambiente mais natural possível. Para fazê-la, utiliza-se pedras naturais onde água passará até parar na piscina.

Essas pedras podem agregar cores que combinam com o deck ou, se preferir, colocar plantas e ampliar a área verde. Mas para obter projetos singulares e mais sofisticados, o recomendado é contratar uma empresa especializada.

A cascata de alvenaria se molda como piscina, isso porque pode ser construída com tijolo ou concreto, pode ter como revestimento de pastilhas ou azulejo.

A principal vantagem é a sua flexibilidade, pois possibilita que se construa cascatas de diversos tamanhos e formatos, ainda, pode-se escolher o acabamento que desejar.

Já a cascata de inox, mais comum, e em alguns casos vem com a piscina de fibra. É um material bem contemporâneo, pois o inox agrega modernidade ao ambiente, permitindo formatos arredondados, dando leveza e ocupando menos espaço.

Sua instalação é simples, mas cuidado, pois o material pode manchar com a umidade e insolação. O jato laminar é o tipo de fonte para piscina mais moderna e sofisticada, isso porque sua instalação é feita pondo diversos pontos na borda da piscina que disparam jatos d’água. Esses pontos podem atingir até 2 metros de altura, no qual cria-se um efeito dinâmico e personalizável.

Conheça as piscinas semi enterradas

Apesar da simplicidade, as piscinas semi enterradas são bem equipadas e construídas como as piscinas convencionais, pois possuem sistema de filtração e circulação, garantindo condições de conforto e bem-estar indispensáveis para quem faz uso da piscina.

No mercado é bem comum encontrar disponível piscinas semi enterradas vendidas em kit, pois é um técnica que consiste em um conjunto de peças separadas (pré-fabricadas) e que os fabricantes não cansam de melhorá-la.

A piscina estruturada pode ser em: betão, aço, madeira, resina de síntese, alumínio, inox, entre outros materiais, tendo como base o betão ou a argamassa.

Sua impermeabilização é garantida por um linear que consegue dar resistência e durabilidade. Pode ser colocada em qualquer ambiente, rústico ou moderno, no terraço ou montanha.

O betão é um material mais resistente que a madeira, ou seja, é uma piscina bem resistente e não apodrece. A sua cor é tingida na massa, criando toque rústico e de luxo.

Já as de madeira (totalmente ou só revestido) geralmente são preparadas para resistirem ao calor, ao frio, ao gelo e outras variações climáticas, mas possuem um nível maior no quesito desgaste em comparação ao betão.

O conjunto de painéis e a estrutura são estáveis e sustentados por meio de escoras de vigamento implantadas com espaços regulares entre elas, assim, reforçando a segurança das pessoas ao se sentarem nas margens.

Saiba como são os kits de piscina

Como dito em linhas anteriores, as piscinas semi enterradas comumente são vendidas juntamente com um kit, do qual pode auxiliar em termos de resistência e durabilidade.

Na estrutura, conta com painéis de betão que são bem resistentes e possui as características da madeira, ou seja, consegue imitar a cor da madeira tingida na própria massa.

A filtração é em cartucho que tem a função de eliminar todas as impurezas, pois há modelos que possibilitam uma filtração mais ecológica.

Ainda, recomenda-se revestir a piscina com verniz de superfície acrílica, ajudando a prevenir alguns problemas: abrasão e ranhuras, raios UV, descoloração, manchas causadas pela poluição, fungos e microorganismos, suportando assim temperaturas elevadas.

O kit também vem com acessórios de limpeza e de pichelaria que inclui válvulas, acessórios e tudo para bomba. Qualquer dúvida, procure uma loja especializada no produto e saiba mais sobre as piscinas semi enterradas e seu kit.