piscina

Escolher o piso ideal para piscina pode parecer uma tarefa complexa, porém, ao buscar por suporte profissional, além de obter informações acerca da média de piso para piscina preço, também é possível encontrar as especificações, vantagens e desvantagens dos diversos modelos existentes no mercado.

Afinal, cada local apresenta suas particularidades que devem ser respeitadas e atendidas pelo tipo de piso instalado, principalmente para obter segurança e potencializar a funcionalidade da área, que na grande parte dos casos é usada essencialmente para o lazer e proporcionar diversão.

Diversos tipos de pisos são indicados para a piscina, sendo que o ideal é recorrer a alternativas que sejam atérmicas e antiderrapantes.

Assim, não basta ser um piso piscina barato, é preciso considerar que a área está exposta a umidade e é externa, exigindo assim materiais que contribuam com a prevenção de quedas e que contém com baixa absorção de calor, o que evita queimaduras.

Por esse motivo, alguns pisos extremamente lisos, como porcelanatos e cerâmicas, devem ser evitados quando não recebem nenhum tipo de tratamento.

Nesse contexto, é interessante abordar uma característica que recebe o nome de rugosidade, sendo uma propriedade importante de ser averiguada, pois quanto maior for o índice desse atributo, maior será a capacidade do material de evitar quedas.

Naturalmente, cada tipo de material reúne os pontos positivos e os negativos.

O importante é assegurar uma escolha clara, baseada em especificações do material e da aplicação necessária. As pedras, por exemplo, normalmente são empregadas como piso para borda de piscina justamente pelo aspecto rugoso.

Todavia, dependendo do material, o conforto térmico pode não ser muito satisfatório.

Já alternativas como os pisos cimentícios drenantes, podem ser favoráveis para atender ambos aspectos.

No entanto, para assegurar a porosidade, podem exigir uma limpeza com maior frequência, enquanto os cerâmicos exigem tratamentos específicos para se tornarem seguros, porém, a necessidade de manutenção é inferior.

Aspectos do deck de piscina

Ao se tratar do piso para deck de piscina, comumente as opções empregadas são de madeira.

Neste caso, é fundamental recorrer a opções propícias para ambientes internos e com tratamento adequado contra a umidade, caso contrário, o apodrecimento pode ser rápido e causar muitos prejuízos.

Dependendo do tipo de madeira, pode ser necessário um tratamento regular com selantes específicos. Essa é uma forma de garantir a beleza natural dessa opção.

Além disso, o pisos para deck de piscina podem, até mesmo, ser instalado sobre outros revestimentos. No entanto, o modelo de instalação adequado deve ser averiguado por um profissional qualificado.

Há réguas e vigas de madeiras variadas para a composição desse tipo de piso, com propriedades e até mesmo tons que variam.

Entre as opções de madeira aplicadas estão:

  • Ipê;
  • Curamu;
  • Itaúba;
  • Jatobá.

Por mais que a alternativa de madeira seja considerada a mais tradicional, é indispensável citar que, cada vez mais, outros materiais são explorados.

O intuito dessa variedade é aplicar menor variação térmica, instalação mais simples e menor exigência de manutenção.

Entre essas alternativas, é possível encontrar opções de madeira plástica, que tem composição praticamente total de plástico, porém, há alternativas revestidas com PVC ou polietileno, que garantem ainda maior resistência.

No entanto, não conta com o mesmo visual da madeira, o que pode ser um obstáculo para a preferência de algumas pessoas.

Cuidados gerais com os revestimentos

O método de instalação, assim como outros aspectos, pode variar de acordo com o tipo de revestimento escolhido para esse local.

Para se ter uma ideia, no caso da acomodação incorreta das peças, é possível que ocorra o desplacamento. Algo que pode evitar esse tipo de ocorrência é a aplicação de juntas com argamassa específica, promovendo uma instalação mais estável.

O tipo de manutenção também deve ser analisado, afinal, enquanto algumas opções exigem um tratamento mais avançado contra insetos e apodrecimento, como a madeira, outras alternativas exigem higienizações mais constantes, como com a limpeza regular de água com detergente alcalino.

Todavia, é o tipo de questão que depende muito do material e suas características, não existindo assim um padrão para os cuidados.

É preciso considerar que por mais que a piscina seja um item essencialmente voltado para o lazer, conforme pode ser notado com as informações apresentadas, é preciso que sempre exista cautela com os materiais aplicados na área, o que evita acidentes severos, assim como grandes prejuízos.