prédios

Quando uma casa ou um prédio é construído geralmente seu objetivo é atender diversas demandas, e uma delas é o de morar com tranquilidade.

Mas, para que os prédios e as residências consigam se manter como lugares seguros e aconchegantes é preciso que elas tenham boa aparência e um alto nível de funcionalidade e é por isso que existe as manutenções residenciais e a manutenção predial.

As manutenções asseguram a qualidade das estruturas presentes dentro de um prédio ou então uma residência, e são importantes também para garantir sua valorização em um momento de revenda.

Esse artigo abordará a importância dessas manutenções e principalmente sobre seus tipos.

Manutenções residenciais

Como as manutenções geralmente possuem diversas etapas, separaremos as manutenções residenciais e cotidianas, com as prediais, já que esta última possui a preocupação de ser prédios comerciais também.

Iremos citar as tarefas que podem ser realizadas, e que vão além do simples conserto de portão eletrônico.

Pintura

Apesar de ter um grande apelo estético, pintar as paredes periodicamente é muito importante para garantir a limpeza e a durabilidade de sua parede.

Para que essa manutenção ocorra de forma segura e altamente eficiente é preciso ter materiais necessários para o serviço como:

  • Lixas para limpeza da superfície;
  • Pincéis para pintura dos cantos;
  • Sacos ou jornais para cobrir o cão;
  • Fitas adesivas para cobrir maçanetas e tomadas;
  • Rolos e recipiente para colocar a tinta;
  • Tinta.

A cor das paredes devem obedecer alguns critérios como o gosto pessoal, e o espaço. Paredes mais claras dão sensação de espaço e ocorre um aproveitamento maior da luz natural, fazendo com que o gasto com a energia elétrica diminui.

No caso dos prédios há empresas especializadas em pintura, por isso, se os condôminos optarem por pintar o prédio deve-se procurar empresa de pintura predial SP.

Reparos elétricos

A segunda tarefa que pode entrar como manutenção de residências são os reparos elétricos, que possuem alguns serviços básicos como troca de lâmpadas, troca de chuveiro e outros. Porém, lida com problemas mais complexos como a queda do painel de luz e dos disjuntores.

Para realizar esses reparos e fazer com que a manutenção eletrica seja eficiente é preciso ter ferramentas como chaves de fendas, alicates, escadas e fita isolante. Pode ser feito por você mesmo ou então por um profissional.

Consertos hidráulicos em prédios

Por fim, um dos consertos mais requisitados em toda a história residencial com certeza são os hidráulicos. Isso acontece, pois eles estão intrinsecamente relacionados com o aumento da conta de água, quando alguma tubulação apresenta vazamento.

Para saber que é um vazamento quase sempre se percebe o aumento do gasto na conta e depois a procura pelo problema.

Quase sempre o problema está em torneiras ou então em vasos sanitários, e também a falha é encontrada em válvulas e peças de borracha que podem ser trocadas e apertadas.

Um dos materiais mais usados para realização de uma manutenção hidráulica é a veda rosca que consegue evitar diversos tipos de vazamento sem um tratamento invasivo como a troca de toda a tubulação.

Manutenção de prédios

A manutenção predial se modifica um pouco com relação à residencial pois possui outros fatores e quase sempre a manutenção é feita pela administração que contrata uma empresa especializada ou então por um autônomo.

A manutenção de prédios precisa atender algumas demandas como manter a segurança de todos os que moram naquele local.

Há três tipos de manutenção que são realizadas nos prédios: manutenção preventiva, manutenção corretiva, manutenção preditiva.

A manutenção preventiva é aquela feita antes de acontecer qualquer dano ao que está sendo consertado. É a manutenção que permite que o edifício mantenha sua funcionalidade.

Já a manutenção corretiva como o o próprio nome diz é o conserto propriamente dito e está relacionado com o conserto de máquinas, principalmente relacionados à modernização de elevadores, e bombas de piscina.

A manutenção preditiva por sua vez é aquela que tem característica de ambos. Começa com uma correção e passa por uma avaliação regular dos equipamentos e as instalações, tudo para que o prédio mantenha sua funcionalidade.

É uma manutenção de custo baixo e garante serviços mais fáceis de se fazer do que com a corretiva. Assim, as manutenções são essenciais para a segurança, o conforto da sua casa ou do seu prédio.