Devido as falhas de segurança pública, muitas pessoas têm procurado ajudar, fortalecendo os sistemas de segurança particular, com a instalação de equipamentos que atendem não só a residência, de modo particular, mas também toda a vizinhança.

Este tipo de ação já é conhecida como “vizinhança solidária” e não atende apenas às questões de segurança. Caronas, para economizar combustível; recebimento de correspondências, na ausência dos moradores, e, até mesmo, ter o cuidado com as amizades entre os filhos, para que brinquem e cresçam juntos.

Estes exemplos ajudam a compor boa parte da sociedade, fortalecendo o espírito de colaboração, o que contribui ainda mais para que a segurança patrimonial seja compartilhada por todos e não fique sob a responsabilidade apenas do estado.

Integração de segurança residencial

Para que tudo funcione de forma constante, é necessário que seja feito a instalação de CFTV, uma rede integrada de câmeras de segurança, como as utilizadas em condomínios residenciais e comerciais, para que todos tenham acesso a imagens que sejam captadas nos passeios públicos, como ruas e calçadas.

Com isto, já afasta a presença de maus elementos que se aproveitam dos descuidos para invadir uma casa ou furtar um automóvel.

Contratando uma empresa especializada em segurança, é possível que mais câmeras sejam instaladas, de forma particular, nas propriedades, para que cada morador tenha a visão de sua propriedade, sem invadir a privacidade dos vizinhos.

Acompanhando a tecnologia empregada em segurança, é possível realizar a instalação de um sistema de automação residencial, em que, mesmo à distância, equipamentos elétricos e eletroeletrônicos, sejam acionados.

Utilizando a internet, é possível acender e apagar luzes no interior de uma residência, simulando que há alguém presente, ou até mesmo, ligar uma cafeteira e ter um café pronto logo que chega em casa.

As luzes dos jardins e das áreas de lazer também podem ser acionadas de forma automática, com a automação de iluminação ficando disponível através de aplicativos, que podem ser instalados diretamente em celulares ou por meio de computadores, utilizando a internet.

Mesmo em casa, é possível acender as luzes para verificar se há alguma movimentação no quintal, ou se certificar que está tudo bem com um bichinho de estimação, como cachorros que ficam do lado de fora.

Profissionais dedicados na área

Para realizar todas as instalações elétricas, é preciso contar com os serviços de profissionais devidamente gabaritados, que atendam as normas de segurança quando falamos sobre energia elétrica.

Com diferentes tipos de voltagens para os mais diferentes equipamentos elétricos e eletrônicos que temos à disposição, tanto na área residencial, quanto na área comercial, sem falar das indústrias, devemos tomar todo o cuidado na hora da escolha do profissional que irá nos atender.

O mercado oferece diferentes tipos de cabos e fios elétricos específicos para cada instalação, como iluminação, fornecimento de energia para chuveiros, ferros de passar roupa e geladeiras, além de outros para tomadas mais simples, que deverão ser disponibilizados para televisores, rádios e outros tipos de equipamentos eletrônicos.

Para manter tudo aceso, principalmente, as luzes que iluminam jardins e quintais, o mercado já oferece equipamentos que trabalham através de energia fotovoltaica, utilizando a energia solar como fonte de captação e disponibilizando em baterias, que podem ser acionadas no período noturno, quando não há a presença do sol.

Estas fontes de energia também podem ser adaptadas a outros equipamentos, valorizando o paisagismo residencial com a economia de energia fornecida pelas concessionárias.

Contando com a economia no orçamento doméstico, a energia solar ainda oferece outras vantagens, que podem justificar seu uso de forma contínua:

  • Não é poluente, ajudando na sustentabilidade;
  • Fácil instalação, com empresas especializadas;
  • Fácil manutenção preventiva;
  • Mercado está em expansão.

Em tempos de crise hídrica, onde as hidrelétricas têm sofrido para fornecer energia elétrica suficiente, conforme o aumento da demanda, a procura por fontes alternativas tem se mostrado eficiente, e a energia solar tem se destacado de diversas formas, com fortes fatores para o seu uso.

De qualquer maneira, é preciso repensar as formas de energia e como elas estão sobrecarregando o meio ambiente. O sol é uma estrela que estará disponível, ainda, por milhões e milhões de anos, e está ao alcance de toda a humanidade.

É preciso aproveitar as novas tecnologias que os profissionais da área têm apresentado, e colocar em pauta como podemos fazer do mundo um lugar melhor. Vai depender de cada um fazendo a sua parte.