construção

A adaptação do local e da equipe que cuidará de uma construção começa antes mesmo de algum tijolo ser utilizado; ocorrendo, por exemplo, a partir da avaliação do terreno que será feita a construção. Ou seja, os laudos ambientais e todas as informações que podem prevenir que ocorram imprevistos durante a obra.

Felizmente esses procedimentos têm sido automatizados nos últimos anos com o uso de tecnologias de ponta que fazem buscas, mapeamentos e mapas 3D de forma muito mais rápida e precisa.

Durante este artigo iremos entender como funcionam esses serviços, desde a questão geográfica até a segurança dos colaboradores em cada passo da construção. Então, para se manter informado leia o artigo atentamente até o final.

Preparando e monitorando de uma construção

Quando uma indústria inicia as suas atividades em algum local, é necessário ter o entendimento completo sobre o tipo de atividade que será realizada e se ela não causará danos ao meio ambiente que está em torno do empreendimento.

Isso deve ocorrer de modo a evitar que o ambiente sofra com o “descarte” de gases poluentes ou de efluentes diretamente na natureza.

Para realizar essa pesquisa é preciso contratar uma empresa de monitoramento ambiental, que irá garantir que todos os quesitos da Política Nacional do Meio Ambiente sejam atendidos, preservando do meio ambiente e auxiliando a empresa no cumprimento de todos os quesitos legais.

Como é feito o licenciamento?

Essa avaliação do ambiente é muito complexa por ter muitos parâmetros de medidas que podem – e serão – levadas em conta.

Geralmente é priorizada as características fundamentais da vegetação que circunda o local e, após ter esse entendimento, a consultoria ambiental consegue entender se as atividades daquele empreendimento não afetarão de forma negativa o ambiente ali presente.

Avaliando a geografia do terreno

Após o passo anterior estar concluído é preciso entender se aquele terreno já está pronto para receber a obra ou se é necessário realizar algum tipo de assentamento.

Esse procedimento normalmente é executado por uma empresa de georreferenciamento que utilizando alguns equipamentos para realizar uma imagem computadorizada do ambiente, com detalhes minuciosos que permitirão um entendimento exato do que precisará ser trabalhado naquele solo.

Esse processo de identificação é feito com o uso de sensores que, mesmo sem contato direto com o solo, podem identificar as elevações ou depressões e, por meio de um software que converte esses sinais em vetores, consegue-se ter a imagem extremamente detalhada do terreno.

Atualmente a topografia com drone é o modo mais viável de executar, de forma rápida, a avaliação do terreno. Isso porque o drone tem uma velocidade de voo muito rápida e pode ser controlado em todas as direções.

Após realizar todas essas avaliações no terreno e no ambiente em volta do empreendimento que será construído é hora de dar início a construção e vamos entender agora um pouco mais da segurança necessária para que tudo ocorra bem na construção.

Segurança nunca é demais!

Durante uma construção existem vários riscos, desde desabamentos, acidentes com maquinários, descargas elétricas e uma infinidade de problemas. Isso acaba por tornar o trabalho até insalubre, interferindo na audição, visão e outros sentidos dos colaboradores.

Confira alguns equipamentos que podem evitar ou reduzir esses danos:

1. Protetor auditivo

A construção exige a quebra, corte e fragmentação de muitos materiais pesados que podem gerar ruídos muito altos, além disso muitos maquinários emitem sons que são repetitivos e agudos.

Para sanar o problema que esses equipamentos podem causar aos colaboradores eles devem usar um protetor auditivo de inserção.

Diferentemente de um modelo comum, ele tampa a maior parte da entrada no canal auditivo, reduzindo os ruídos que o colaborador escuta a quase 0, mesmo estando bem próximo de equipamentos barulhentos.

2. Óculos de segurança para uma construção

Outra preocupação é com a alta circulação de pó e outros grãos que pairam no ambiente e podem afetar a visão do colaborador. Já a manipulação de maquinários também podem emitir faíscas que pode ser perigoso neste quesito, causando até cegueira.

Para evitar esses problemas a recomendação é sempre utilizar óculos de segurança epi que são criados para evitar qualquer tipo de contato direto desses materiais com o olho da pessoa.

Além desses itens é possível sempre optar por:

  • Luvas grossas;

  • Botas com fundo de borracha;

  • Calças com fibras resistentes;

  • Ferramentas com cabo emborrachado.

Além disso é recomendado também o uso de máscaras simples para evitar que poeiras sejam inaladas, algo que pode levar a problemas degenerativos em vários órgãos. Assim, esse é um ponto de extrema atenção, principalmente em ambientes que apresentam problemas geográficos como os abordados durante este artigo.