segurança incêndio

Na residência ou em centros comerciais, seja também no próprio local de trabalho, uma das grandes preocupações é com a segurança. Existem vários elementos a se preocupar em relação à segurança e uma delas, se refere a incêndio e fumaça no local.

Além disso, existem outras precauções em relação a roubos, assaltos, visando garantir proteção para quem visita ou mora em determinado local.

Por esse motivo, este artigo vai trazer alguns itens que podem ser aliados no momento de garantir ou alertar acerca da segurança, prevenindo falhas ou irregularidades e ajudando a salvar vidas.

A importância de um Sistema de detecção e alarme de incêndio

Uma das grandes preocupações em uma residência ou centro comercial é com incêndios. Eles podem começar por simples falhas em uma parte elétrica ou por manuseio incorreto de alguns materiais que são inflamáveis.

Por isso, é fundamental ter um Sistema de detecção e alarme de incêndio que detecte qualquer irregularidade para prevenir acidentes com fogo.

Esse tipo de cuidado é importante, inclusive, em locais em que existe uma grande circulação de pessoas, como em:

  • Escolas;
  • Indústrias;
  • Prédios;
  • Shoppings.

Esse sistema é variado e pode ser desde modelos mais tecnológicos, que são digitais, até os analógicos.

Independente de como seja, o objetivo é oferecer eficiência pelo serviço. Geralmente, esse sistema é composto por Detector de fumaça preço (na maioria das vezes é mais de um detector), que serve para verificar se existe fumaça no local.

Se esse detector é acionado, alertas e alarmes são disparados com o objetivo de informar sobre uma situação de perigo. Assim, fica mais fácil esvaziar o prédio, porque foi detectado um perigo.

O uso dos detectores de fumaça: a qualidade do material

Existem vários modelos de detectores e é importante apostar em modelos mais modernos e tecnológicos, que ofereçam garantia e confiabilidade ao cliente pelo serviço prestado.

Além disso, a instalação e os processos de manutenção devem ser acessíveis ao cliente. Além de contar com profissionais capacitados para tal.

Esse material pode vir com uma câmara que serve como um sensor óptico que ajuda a detectar de forma mais facilitada se existe fumaça ou algum princípio de combustão.

Assim como é importante investir em um sistema que seja fácil de instalar, os detectores também precisam contar com essa qualidade, otimizando o tempo e o espaço do local da instalação.

Além disso, é importante verificar qual é o fornecedor do detector, pois eles precisam comprovar a qualidade do material, assim como seguir os requisitos de segurança.

Você sabe o que é um para-raios?

O para-raios foi criado por volta de 1750, sendo voltado para e aperfeiçoado para o controle de descargas elétricas. Ou seja, esse material é formado por um metal pontiagudo, que são conectados a vários cabos de alumínio ou cobre e que vão até o solo.

O raio é atraído pelo metal e, quando essa atração ocorre, a carga elétrica é encaminhada para o solo, onde ela é dissipada.

Ter um para-raios instalado é importante para evitar uma sobrecarga elétrica e se proteger dos raios. Além disso, ele pode auxiliar no combate a incêndio.

Geralmente, esse aparelho é instalado em locais altos como topos de prédios, em rádios, dentre outros locais para atrair os raios de forma mais facilitada.

Para instalar o material, o recomendado é que se procure por uma Empresa de para raios que tenha credibilidade no mercado e que ofereça garantia pelo serviço de instalação e manutenção.

A empresa precisa ter conhecimento sobre o serviço que está sendo realizado porque ele envolve as instalações elétricas da residência ou edifício.

Ainda sobre segurança

Sobre a temática da proteção e segurança tanto residencial como em um centro comercial, é importante investir em aparelhos que reforcem isso.

Por exemplo, câmeras de segurança, cercas elétricas, portas com travamento inteligente, empresas de segurança terceirizada que realize um cadastro de quem deseja entrar e sair do local e, no caso das residências, é fundamental ter um alarme residencial.

Esse alarme é de extrema importância porque se for percebido alguma irregularidade no acesso da casa, ele é disparado chamando atenção de quem estiver passando ou ainda os órgãos responsabilizados pelo controle e segurança do local (como uma central de segurança).

Além disso, em casos mais modernos, um alerta pode ser enviado a uma central de alarme, acionando posicionamento policial no local.

Esse elemento, serve, portanto, como uma forma de reforçar a segurança no local e prevenir ataques. Existem vários tipos de alarme e cabe ao cliente verificar qual supre sua necessidade.