estrutura telhado

Em uma construção, um dos aspectos mais importantes é a instalação do telhado. Isso porque o telhado faz parte da estrutura da residência, sendo apoiado nas paredes e vigas, servindo de suporte para laje e, ainda, permitindo a instalação de outras peças, como as telhas, de modo a proteger os ambientes.

Desse modo, o telhado serve como um elemento de proteção diante de fatores externos, como sol e chuva. Por isso, essa estrutura está presente na construção de imóveis, seja de pequeno, médio ou grande porte.

Para sua composição, existem diversos materiais que são instalados com o objetivo de evitar infiltração, já que esse material está exposto frequentemente à umidade.

Esses elementos de proteção no telhado tem como objetivo aumentar sua vida útil, evitando problemas que afetem à pintura e possam comprometer a estrutura da residência.

Para se ter uma ideia, as infiltrações podem ocorrer se não houver o devido cuidado com essa estrutura, permitindo a entrada de água em pontos da residência e afetando as paredes e pintura, além das áreas internas.

Com isso, todo o forro e laje são afetadas, permitindo a entrada de goteiras e surgimento do mofo. Isso afeta não somente o telhado, mas também outras instalações como a rede elétrica.

Devido a importância dos telhados e, acima de tudo, de suas instalações, este artigo vai tratar sobre a impermeabilização dos telhados e os materiais que podem ser utilizados para aumentar a sua proteção.

Materiais para impermeabilizar

A impermeabilização dos telhados é uma temática bastante interessante, pois representa fazer a aplicação de um produto ou material que sirva para proteger o telhado dos fatores externos como a chuva

Um dos materiais utilizados nesse processo é a manta asfaltica aluminizada para telhado.

Basicamente, a manta asfáltica é formada por:

  • Polietileno;
  • Poliéster;
  • Borracha;
  • PVC plastificado.

Além disso, esse material é utilizado para a proteção dos reservatórios e está presente em elementos da estrutura mais gerais, como as piscinas.

Na prática, essa manta serve para impermeabilizar o local em que está instalada e permite uma movimentação estrutural, não sendo considerada rígida.

Mais ainda, a manta aluminizada para telhado possui um custo acessível ao cliente, além de servir como um isolante térmico. Ou seja, para o cliente que deseja economizar e investir em um excelente produto, o uso dessa manta pode ser uma excelente opção, que garante a preservação das estruturas e o conforto térmico dos ambientes.

A fita aluminizada para telhado também é um outro modelo de material isolante, que ajuda na vedação das estruturas.

Vale destacar que o uso desses materiais é fundamental para garantir uma segurança estrutural e, ainda, evitar que a residência fique comprometida.

Além disso, esses materiais favorecem o aumento da vida útil do imóvel. Por isso, é importante que essas instalações sejam feitas durante a construção, por uma equipe especializada no segmento, acompanhada pelo engenheiro civil responsável pela obra.

Outros materiais importantes para o telhado

Além do uso desses materiais impermeabilizantes para o telhado, existem outros que podem ser acoplados à tubulação, com o objetivo de proteger o imóvel do excesso de água. Um deles é a calha quadrada, que apresenta um formato de “U”.

Esse material pode ser feito com aço, apresentando elevada resistência diante da ferrugem, corrosão e umidade. Além disso, esse tipo de material é indicado tanto para telhados como para lajes.

O uso desse material é importante porque ele ajuda a direcionar a água da chuva para o local correto, evitando um acúmulo dessa água no telhado e, posteriormente, uma possível infiltração.

Existem outros modelos de calha, como é o caso da calha quadrada pvc. Os melhores modelos podem ser consultados com o apoio do engenheiro civil, responsável pelo projeto da obra construída.

Outro material interessante a estar atento é em relação ao uso de tintas em locais externos, pois esses locais estarão em contato com a umidade, fatores externos, circulação de pessoas e automóveis.

Por isso, a recomendação é fazer uso da tinta epóxi autonivelante, que é altamente resistente e contribui para nivelar as superfícies. Além disso, esse tipo de tinta é resistente ao calor e não propaga chamas.

Desse modo, a tinta epoxi autonivelante preço pode ser consultada em lojas de construção que trabalhem com o segmento de tintas. Afinal, esse material, em conjunto com os telhados, são elementos que ajudam a garantir a segurança do imóvel.