impermeabilizar

Existe um ditado que afirma que a primeira impressão é a que fica. No mundo dos negócios, essa máxima é válida: em uma visita a um estabelecimento comercial, um cliente cria sua opinião a respeito dele em questão de minutos, isso vale também para uma empresa da impermeabilizar. Daí a importância de que ele seja atendido com rapidez e qualidade.

Entretanto, há outro fator que influencia fortemente a impressão que o público terá de um negócio: a fachada. Quando ela é bem elaborada e conservada, passa uma imagem de profissionalismo. Agora, quando este não é o caso, pode acabar repelindo clientes em potencial, entregando-os à concorrência.

Por conta disso, é fundamental que o empreendedor não a veja como um gasto, mas como um investimento. Além de projetá-la com a ajuda de um profissional especializado, ele deve tomar atitudes para que ela esteja sempre em bom estado, como fazer a sua impermeabilização.

Confira, neste post, algumas informações importantes a respeito deste procedimento:

Impermeabilização de fachada

À medida que o tempo passa, a fachada de um estabelecimento comercial sofre vários tipos de agressões, tais como:

  • Poluição;

  • Chuva ácida;

  • Desgaste natural da pintura;

  • Vento.

Portanto, a tendência é que ela se degrade, e, consequentemente, tenha que ser reparada. Por mais inócua que pareça, a umidade é um dos principais vilões desta área.

Além de criar manchas, que prejudicam a estética da fachada, ela pode penetrar na estrutura do edifício. Em casos graves, isso pode arriscar a segurança e a estabilidade da edificação como um todo.

Felizmente, a impermeabilização de fachada pode barrar os efeitos nocivos deste elemento perante a construção. Neste procedimento, é aplicado um produto hidro repelente diretamente sobre a fachada, o que ajuda a barrar a passagem da umidade por ela.

Da mesma maneira, é possível optar pela utilização de um verniz, que também ajuda a proteger a fachada – alguns modelos impedem até mesmo pichações.

Além disso, também há certos tipos de tintas que funcionam como impermeabilizante para a fachada, como a versão acrílica.

Contudo, ainda vale a pena investir na aplicação de um produto específico para tal fim, de modo a assegurar melhores resultados.

Impermeabilização para telhado

Entretanto, não é só a fachada em si que merece atenção: como o telhado também costuma ficar à vista dos clientes, ele também merece alguns cuidados especiais, de modo que fique em bom estado por mais tempo.

Vale ressaltar que, da mesma forma que a parede que fica em frente ao imóvel, esta estrutura também é suscetível aos efeitos da umidade.

No caso das construções brasileiras, há o agravante de que boa parte delas são feitas com telhas de cerâmica, material poroso e que oferece pouca resistência à penetração de partículas estranhas.

Felizmente, os danos são fáceis de se evitar: é possível usar uma tinta impermeabilizante para telhado com o objetivo de mantê-lo em bom estado por mais tempo.

Após sua aplicação, esta substância forma uma espécie de película, que barra a penetração tanto de partículas estranhas quanto de umidade. Além disso, esta não é a única alternativa: também é possível usar uma manta sob as telhas.

Por mais que elas não fiquem protegidas de elementos externos, esta camada extra impede que goteiras e infiltrações causem danos no interior do imóvel, algo que também pode repelir clientes em potencial.

Impermeabilização de laje

Entretanto, nem todos os imóveis são cobertos com telhas: em alguns casos, eles contam apenas com uma laje após o último pavimento.

Nestas situações, impermeabilizar é fundamental, tendo em vista que, do contrário, pode haver desde rachaduras até sérios defeitos elétricos na construção.

A boa notícia é que, assim como no caso das telhas e da fachada, há várias opções para proteger a superfície dos efeitos nocivos da umidade e dos demais elementos degradantes do ambiente.

É possível, por exemplo, impermeabilizar laje com manta asfáltica ou até mesmo composto orgânico volátil. O melhor produto será indicado por um profissional da área, que conheça as características da construção e da sua localidade.

Entretanto, além de escolher a melhor substância para criar uma camada protetora, é fundamental que sua aplicação também seja feita por alguém que de fato entenda do assunto e domine as técnicas adequadas.

Afinal, especialistas indicam que uma impermeabilização mal feita pode ser tão nociva quanto deixar de realizá-la por completo.