elevadores

Os elevadores são equipamentos muito úteis, principalmente ao considerar que otimizam a movimentação de uma forma que determinados processos são viabilizados, enquanto outros são agilizados.

Há diversos tipos para atender aos mais variados segmentos, desde promover a acessibilidade, até mesmo na movimentação de cargas na construção civil.

Naturalmente, cada modelo de elevador conta com estrutura adequada para atender, de forma satisfatória, a cada finalidade. Entre os principais tipos de elevadores, é possível citar os seguintes:

  • Plataformas elevatórias;
  • Elevadores de acessibilidade;
  • Cadeiras elevatórias;
  • Elevadores de passageiros;
  • Elevadores de cargas.

A plataforma elevatória, normalmente, não viabiliza o alcance de mais de 4 metros de altura e por esse motivo, em geral, é instalada em locais mais compactos e/ou que não contam com um grande fluxo de pessoas. É fundamental que exista porta nos pavimentos, na ausência de porta na cabine.

O elevador de acessibilidade, assim como a cadeira elevatória, pode servir como um elevador para cadeirante.

No entanto, o primeiro caso tem uso exclusivo de acessibilidade e capacidade para até três pessoas. Normalmente, apresenta elevação de até 12 metros e capacidade máxima de três passageiros ou 225 kg.

Já a cadeira elevatória é ideal para lugares mais compactos, pois é posicionada de maneira paralela à parede nas escadas.

Os elevadores de passageiros são os mais comuns em locais públicos e dificilmente apresentam limite no que diz respeito ao percurso vertical, sendo algo que varia de acordo com o projeto da edificação, assim como as dimensões e capacidade. Em alguns locais, por exemplo, a capacidade máxima é de até oito pessoas.

Já as alternativas de carga são específicas para essa finalidade e são, comumente, aplicadas em indústrias e estabelecimentos comerciais. São ideais para as cargas e por isso em grande parte dos modelos não se permite o uso por pessoas.

Características do embelezamento de elevadores

Conforme o próprio nome já aponta, o embelezamento de cabine de elevador consiste na otimização do espaço e pode atender a diferentes objetivos, como tornar a cabine mais moderna, confortável, sofisticada ou apenas para repaginar componentes que apresentam desgaste pelo tempo.

Naturalmente, tudo dependerá do projeto a ser atendido e o que cada empresa oferece.

Em alguns casos, o serviço não consiste apenas em questões estéticas, como também em alterações mais diferenciadas, como em painéis, botoeiras, revestimento da cabine, modelo de porta do elevador, o teto, piso, entre outras possibilidades.

O que é transformador de voltagem?

transformador de voltagem conta com grande importância para equipamentos que operam com sistemas elétricos, pois são capazes de elevar ou reduzir o valor de tensão.

Dessa forma, contribui para que o sistema possa operar de maneira mais adequada, evitando prejuízos ou, até mesmo, acidentes devido a disfunções na tensão.

Basicamente, esse dispositivo é constituído por duas bobinas e por um núcleo. Enquanto as bobinas são compostas por um número distinto de espiras isoladas eletricamente entre si e nomeadas como primária e secundária, o núcleo é composto por material com características magnéticas.

A responsabilidade de receber a tensão da rede é associada à bobina primária, enquanto a secundária está relacionada à saída da tensão com um valor já modificado.

O transformador opera somente em redes elétricas que contam com corrente alternada, ou seja, são redes que apresentam circuitos sujeitos a campos magnéticos que podem variar.

Por mais que as partes principais desse dispositivo sejam o núcleo e o enrolamento, que corresponde às bobinas, também é possível citar outros elementos complementares, tais como termômetros, acionamentos, tanques de expansão, painel de controle e outros.

Naturalmente, para que o transformador funcione de acordo com a faixa de tensão adequada e de maneira satisfatória, é fundamental que seja adequado para a tensão proposta, que pode ser baixa, média ou alta.

Sendo assim, efetuar o dimensionamento do dispositivo é crucial, pois caso contrário, prejuízos graves podem ocorrer, até mesmo a perda elétrica.

Além disso, conforme se pode observar com os dados apresentados no decorrer do texto, há diversos tipos de elevadores e é preciso ter cautela para que a instalação esteja de acordo com a finalidade que de fato será atendida.

É uma forma de evitar prejuízos, sendo assim, deve-se considerar, principalmente, o que será transportado. A cautela também deve existir nos serviços contratados para o equipamento, como o embelezamento e manutenções, em especial, para garantir um bom desempenho e segurança.