construção civil

Os processos empregados no setor da construção civil reúnem diversos modelos de serviços, que vão desde o desenvolvimento de projetos a partir de um terreno vazio, até a ocupação de um espaço que precisa de demolição e reestruturação imobiliária.

Os canteiros de obras produzem o entulho, como são conhecidos os resíduos sólidos da construção civil. Dependendo do material descartado, é possível encaminhar para procedimentos de reciclagem e reaproveitamento.

Muitas empresas restauram materiais da construção civil que podem ser empregados em outras obras. Dessa forma, quando é necessário realizar uma demolição, os responsáveis pela obra, tanto o proprietário, quanto os arquitetos e engenheiros, precisam escolher o caminho mais apropriado e evitar desperdício.

Entre os materiais que podem ser recuperados ou reciclados para evitar o desperdício e, em determinados casos, até mesmo gerar um ganho monetário, podemos destacar:

  • Tijolos e blocos;
  • Telhas de cerâmica;
  • Metais;
  • Madeira estrutural.

A contratação de uma empresa especializada em demolição ajuda na separação do que é passível de recuperação ou reciclagem, daqueles materiais que precisam ser descartados em uma área de coleta seletiva apropriada.

Recuperação de ferro e aço na construção civil

As estruturas de um imóvel de alvenaria precisam de um suporte eficiente para a sustentação de tudo que vem a partir da fundação.

As sapatas empregadas sobre o solo recebem diversos materiais, como areia, cimento e pedra, formando o concreto em conjunto com o vergalhão de aço, que complementa a estrutura que virá a seguir. É a partir da base que são construídas as paredes, colunas e vigas, até chegar na cobertura.

Essa estrutura é tão fortificada que apenas maquinários especiais de demolição podem derrubar as fundações. Ainda assim, o serviço deve ser realizado de forma pontual, com estudos e pesquisas sobre a integridade da construção, para que não interfira em imóveis presentes pela vizinhança.

O projeto de um imóvel de alvenaria conta com diversos pilares espalhados em pontos específicos, formado por concreto armado e vergalhão para coluna, servindo como guia para as paredes e espaços para portas e janelas.

A demolição aplicada nesses pontos ocorre apenas após a retirada das esquadrias, do telhado e da laje. Esse cuidado é empregado para que os trabalhadores não sofram nenhum acidente de trabalho, além de poder separar materiais que podem ser descartados de maneira correta e encaminhados para indústrias de reciclagem.

Os maquinários dedicados para a separação de resíduos sólidos são desenvolvidos para aproveitar tudo que é possível, dentro de uma gama abrangente de materiais. Até mesmo o vergalhão de ferro encontrado nas vigas e colunas pode ser direcionado para setores específicos de reciclagem.

Material de construção a partir da reciclagem

Os resíduos sólidos da construção civil passam por uma separação prévia a partir da escolha do tipo de demolição empregado em imóveis. A remoção adequada de determinados materiais ajudam no direcionamento correto para a reciclagem.

Os agregados reciclados são direcionados para a fabricação de blocos, bancos e meio fio de concreto para calçadas e paisagismo. Os materiais que compõem esses elementos são produzidos a partir de:

  • Areia;
  • Brita;
  • Pedrisco;
  • Rachão.

A separação adequada evita a exposição em aterros sanitários, que podem ser perdidos e não terem nenhuma chance de recuperação. Quando demolidos e encaminhados de maneira correta, há uma redução de custos financeiros e também ambientais.

Os valores dos produtos comercializados a partir da reciclagem podem ser diminuídos, pois há incentivos fiscais por parte dos poderes públicos. Assim, a construção de uma calçada com o uso de um material reciclado como o meio fio de concreto preço pode ser mais baixo, com a mesma finalidade e benefícios associados a esse tipo de acabamento.

Calçamento recebe material reciclável na estrutura

O entorno de um imóvel urbano precisa contar com uma calçada para a passagem de pedestres, impondo inclusive um limite para a via pública para a passagem de veículos.

O contrapiso disponível sobre áreas limitadas, aliás, pode ser feito de material reciclado da demolição empregada na construção civil. Depois de preparado toda a área, é aplicada uma pavimentação asfáltica para estacionamento que cobre todo o espaço, permitindo a passagem de veículos sem nenhum risco aparente.

A gestão de resíduos sólidos da construção civil, podem proporcionar um retorno financeiro, além de possibilitar a inclusão de um selo de proteção à natureza no setor da construção civil.

A diminuição de materiais descartados beneficia o meio ambiente, minimiza a extração de recursos naturais e emprega novas tecnologias na reciclagem e no reaproveitamento de muitos materiais, sejam produtos metálicos, concreto armado, fios e cabos elétricos, entre outros elementos recicláveis.