Energia

O conceito da construção civil está se transformando em algo com mais qualidade e eficiência, atendendo às propostas de diferentes segmentos sociais, como do uso da energia.

Os cuidados com os recursos naturais e a proteção da natureza e do meio ambiente estão em pauta há algum tempo em diversos setores, e as obras imobiliárias não podem fugir desse assunto.

Para isso, muitos profissionais estão se especializando em engenharia e arquitetura sustentável, desenvolvendo projetos que ajudam na eficiência energética e no uso de água de forma mais inteligente.

As alterações climáticas têm se apresentado em diversos pontos do planeta, logo a atuação da sociedade precisa mudar, e que seja a partir da própria residência.

Mesmo que sejam pequenas atitudes, quando somadas elas se transformam em um grande volume, o que é muito benéfico para o meio ambiente.

Os projetos de engenharia e arquitetura incluem elementos que visam a sustentabilidade, em alguns momentos de forma tímida, mas ainda assim, muito válidas.

Há estruturas que demandam um investimento maior, o que pode ficar inviável para a maioria da população, mas que podem ser adaptadas para realidades distintas.

Instalação elétrica deve atender moradores

A dependência de equipamentos eletrônicos é evidente nos dias atuais. Muitas pessoas precisam de aparelhos elétricos tanto no ambiente de trabalho quanto no residencial.

Para atender de forma correta, o projeto elétrico precisa ser desenvolvido de acordo com os padrões de eficiência e segurança, conforme especificações técnicas estruturais imobiliárias.

Os circuitos elétricos que fazem parte da iluminação, das tomadas e dos interruptores devem estar presentes em todos os cômodos internos de uma residência.

Eles são necessários para as mais diversas finalidades, a começar pela iluminação do ambiente no período noturno.

Nesse ponto vale destacar algumas sugestões que podem ser bastante úteis e que estão relacionadas ao uso de eletricidade e iluminação artificial de forma sustentável.

São elas:

  • Melhor aproveitamento de luz natural;
  • Instalação de sensor em área comum;
  • Retirar aparelhos da tomada;
  • Uso de lâmpadas de LED.

Essas sugestões podem ser aplicadas de forma simples, inclusive com a tecnologia sendo uma aliada.

Isso confere ao imóvel uma automação residencial que pode ser aplicada à área externa, com lâmpadas inteligentes que são acionadas por meio de sensores luminosos.

A comunicação inteligente disponível por meio da tecnologia também é eficiente para a abertura e fechamento de portas sociais e portões de garagem.

Isso reflete até mesmo na segurança patrimonial, ressaltando mais uma vantagem no aproveitamento inteligente da energia elétrica.

Energia sustentável ao alcance popular

A sustentabilidade é uma proposta que deve fazer parte desde o início das obras de um empreendimento imobiliário, independente das finalidades propostas.

Para as construções residenciais, há projetos visando a economia de energia de uma forma eficiente por um longo período, qualquer que seja os aparelhos eletrônicos utilizados.

O mercado da construção civil e a engenharia elétrica nacional está adaptando equipamentos que utilizam a placa solar para ar condicionado e outros equipamentos elétricos residenciais, como chuveiro e geladeira, dois grandes consumidores e responsáveis pelo alto valor de uma conta de energia.

As lojas especializadas disponibilizam placas solares que são exclusivas para chuveiros, trabalhando de forma mista e garantindo mais economia no orçamento doméstico.

Para os equipamentos de ar condicionado, vale ressaltar que a climatização fica restrita ao ambiente onde o aparelho está instalado. Ainda assim, o investimento tem um retorno financeiro de médio e longo prazo, o que é válido em qualquer circunstância.

A instalação deve ser realizada por uma empresa especializada e com mão de obra capacitada, utilizando uma estrutura metálica sobre o telhado para captação da luz solar ao longo do dia.

O projeto deve seguir normas técnicas para fornecimento de energia, assegurando a proteção dos usuários que, neste caso, são os moradores.

Economia elétrica com aparelhos inteligentes

As empresas que fornecem os equipamentos elétricos recebem um selo de instituições públicas determinando o consumo de energia para mais ou menos eficiente.

É possível encontrar o chuveiro eletrônico econômico nas lojas especializadas, com display digital para realizar o controle de temperatura da melhor maneira possível.

Como esse equipamento está entre os maiores consumidores de energia elétrica em uma residência, o tempo do banho deve ser regulado de maneira apropriada.

A potência do aparelho e a fiação devem ser compatíveis, até mesmo para garantir a segurança dos usuários.

Algumas situações determinam que seja instalado um relógio de ponto residencial programável, determinando o tempo de uso dos equipamentos eletrônicos e atuando na economia de energia.

Eles podem ser empregados em circuitos de iluminação, com acionamento apenas quando há necessidade.

Para aqueles que se preocupam com o meio ambiente e a economia doméstica, é importante ficar em sintonia com o que o mercado oferece, para que possa ser empregado, modernizando as instalações elétricas residenciais.