casas

Cada vez o tema das construções com pegadas sustentáveis vem a tona, e não é por menos, a partir do momento em que conseguimos criar casas e ambientes com menos impacto ambiental, o clima do planeta pode ter impactos positivos, ajudando em sua recuperação.

Portanto, o uso de materiais reciclados, projeto eletrico que integra fontes de energia renovável e metodologias que visam a menor produção de resíduos possível é de grande importância. E um dos cômodos da casa que mais podem sofrer com a questão de desperdício é o banheiro.

Isso acontece porque o banheiro é onde se tem o chuveiro, o lavabo e o vaso sanitário, portanto, elementos que usam água e energia elétrica, no caso do chuveiro.

Neste sentido, é um espaço que é muito usado e que portanto precisa passar por uma reformulação em seu conceito.

Algumas casas estão optando na integração de energia solar para geladeira e chuveiro, fazendo portanto que o gasto com energia elétrica no banheiro seja bastante diminuída.

Neste artigo abordaremos outros elementos que podem ser feitos para ter um banheiro mais sustentável e agradável.

Dicas para tornar seu banheiro sustentável

O banheiro é um espaço da residência bastante importante, pois é onde fazemos nossa higiene pessoal e também nossas necessidades. Por conta de agregar diversos ações em um só lugar é muito importante tornar o ambiente mais sustentável e otimizado para:

  • Economizar dinheiro;
  • Ambiente mais confortável;
  • Reduzir a pegada de carbono da casa;
  • Diminuir uso de produtos que podem causar danos a saúde.

Assim como a manta aluminizada para telhado ajuda no isolamento térmico e acústico, os pontos que trataremos aqui são cuidados importantes para composição de uma banheiro mais seguro e sustentável.

1. Verifique seu vaso sanitário

Sempre é necessário verificar seu vaso sanitário em busca de possíveis vazamentos. Esse procedimento é bastante fácil.

Coloque algumas gotas de corante na caixa do vaso, se o corante aparecer no vaso sanitário sem que se dê a descarga, tem possibilidade de vazamento, e portanto, deve ser corrigido.

Um vaso sanitário com vazamento pode gastar cerca de 3785 litros de água no mês.

2. Use o bicarbonato de sódio como agente de limpeza nas casas

Limpara a pastilha para banheiro, o piso e as louças sanitárias pode ser um trabalho puxado sem os produtos de limpeza. Entretanto, a grande maioria deles possuem elementos tóxicos. Por isso, o bicarbonato de sódio é uma solução viável, barata e eficiente.

Para isso, é necessário misturar partes iguais de bicarbonato de sódios com água até que se vire uma pasta, e depois só aplicar onde se quer limpar, e então lavar com água, ficando muito mais agradável e limpo.

3. Use chuveiros econômicos de baixo fluxo

Para economizar água e também energia opte por chuveiros elétricos mais econômicos, mais conhecidos como de baixo fluxo.

Esses chuveiros permitem uma economia de água que varia entre 25% a 60%, e também de energia, já que não precisa esquentar a água não usada.

Com esses tópicos é possível ter um banheiro mais seguro, e também, mais sustentável, economizando tanto na energia elétrica, com no uso da água.

Casas com banheiro planejado

Uma das formas de garantir que os tópicos acima sejam atendidos de maneira primeira, sem que sejam implementados depois, é a composição de um banheiro planejado.

Este conceito é o mesmo das cozinhas e quartos planejados, ou seja, todo o espaço do banheiro é analisado, são construídos móveis para aquele espaço e também a escolha de louças e outras equipamentos.

Um banheiro planejado também garante que o espaço seja melhor aproveitado, como o uso de armários bem alocados e que são pintados com tinta impermeabilizante evitando desgastes e também a pouca durabilidade.

Um banheiro mais bem planejado, além de ser sustentável, permite a criação de uma decoração mais adequada com os moradores, fazendo com que seja aconchegante para todos.

Existem alguns pontos que podem ser vistos também no banheiro que permitem que sejam mais agradáveis, bonitos e confortáveis. Alguns deles são, revestimento de paredes e pisos, como as pastilhas, a cuba, o tipo de vaso sanitário, as luminárias e os gabinetes.

Podem outros elementos constituir esse espaço também, mas lembre-se, quanto mais funcional e bonito for, melhor aproveito o espaço e torno o ambiente sustentável.

Entendo os pontos que ajudam na composição de um espaço sustentável, é possível construir um banheiro confortável e que não cause tanto impacto ambiental.