condomínio

Um ambiente residencial ou comercial precisa garantir o conforto e a segurança dos usuários. Sem isso, está tudo errado e é necessário a atuação de um profissional para verificar o que precisa ser feito, mesmo que seja uma simples reforma que pode fazer toda a diferença.

Esse processo pode ser fácil para proprietários que possuem uma residência em um bairro estruturado, com fornecimento de energia elétrica, água encanada, captação de esgoto, telefonia e internet.

A instalação de cada item depende apenas do dono, que solicitará junto às empresas que fornecem todos os serviços necessários. Há municípios que contam, ainda, com gás encanado, dispensando a necessidade de um botijão de gás residencial.

Para aqueles que possuem uma casa ou um apartamento dentro de condomínios, algumas situações devem ser realizadas de forma conjunta com outros proprietários e moradores.

Isso significa que muitos serviços podem ser contratados de maneira condominial, influenciando no orçamento, o que pode ser positivo no saldo final.

Administração e segurança patrimonial profissional para condomínio

Em um condomínio fechado é preciso cumprir as regras estabelecidas em atas e disponibilizadas para os moradores. Isso significa que é preciso cuidar das áreas comuns, inclusive dos equipamentos instalados que valorizam os imóveis.

Para ajudar na administração e resolução de problemas, o mercado tem à disposição empresas de condominios que prestam serviços exclusivos para esse modelo de moradia e conta com diferentes profissionais, entre eles:

  • Administrador;
  • Síndico;
  • Contador;
  • Zelador.

Essa equipe fica responsável pelos trabalhos que um condomínio precisa ter no dia a dia, como contratação de empresas terceirizadas para limpeza e segurança, além da manutenção de áreas como a piscina, as quadras poliesportivas e salões de festa, quando estes fazem parte de toda a estrutura.

O acesso ao espaço interno deve ser regrado, para garantir a segurança dos moradores e funcionários que trabalham dentro do condomínio. Para isso, muitas administradoras indicam empresas de portaria virtual em SP, ou qualquer outra localidade do país, para evitar a entrada de estranhos ou pessoas mal-intencionadas.

Usando tecnologia de ponta, essas empresas oferecem sistemas integrados entre a portaria e uma central de segurança com profissionais que ficam à postos todas as horas e dias da semana.

Elas possuem uma equipe de ronda que fica de prontidão para o caso de algum sinistro, que podem ser acionados a qualquer momento, contando com o reforço de agentes de segurança pública.

Os moradores precisam se adaptar a esse tipo de tecnologia, pois não há a presença física de um porteiro ou um segurança no condomínio.

Por isso, é preciso identificar a estrutura imobiliária antes da contratação, podendo ser discutido em uma reunião de condomínio.

Serralheiros realizam serviços específicos

As entradas de garagens de condomínios podem ser reforçadas com a instalação de uma porta de enrolar elétrica, com abertura e fechamento sendo acionados a partir de um controle remoto.

Esse serviço pode ficar sob a responsabilidade de uma empresa de serralheria, que conhece os melhores produtos e chapas metálicas que podem ser empregados em um ambiente de condomínio, onde a porta será acionada constantemente.

Outro trabalho que pode ser realizado por um serralheiro, por conta dos materiais e ferramentas utilizadas é a reforma de quadras poliesportivas, para a substituição das telas de segurança.

Os postes para a rede de vôlei, as traves do futebol de quadra e o aro da cesta de basquete também podem ser reformados pela empresa de serralheria, pois todos esses elementos são produzidos a partir do metal, material muito presente em estruturas relacionadas à construção civil.

Caso a reforma esteja relacionada à recuperação da quadra propriamente dita, é necessário da contratação de um pedreiro, para a recuperação do piso mais apropriada para a prática de esportes.

Também pode ser necessária uma empresa de pintura, para identificar os limites de cada esporte, seguindo as características indicadas pelas federações desportivas.

Combate a incêndio precisa de laudo técnico

O investimento em sistemas de combate a incêndio são obrigatórios para a ocupação de condomínios residenciais.

Por isso, é preciso a identificação de elementos necessários e comprar extintor preço variável conforme o modelo, em conjunto com outros equipamentos que fazem parte do projeto desenvolvido por uma empresa especializada.

O condomínio deve contar com um um sistema hidráulico eficiente, mesmo que seja necessário a adaptação de bombas hidráulicas para abastecimento de encanamento específico para situações perigosas.

A manutenção dos equipamentos também deve constar do orçamento anual da taxa de condomínio, incluindo o preço teste hidrostático em mangueiras de incêndio, que identifica a qualidade desse equipamento e sua funcionalidade.

Viver em condomínio tem muitas vantagens, mesmo com os custos de alguns serviços serem obrigatórios. É o preço que se paga por mais segurança e conforto nas moradias.