Não é preciso ser especialista em segurança pública para saber que o Brasil tem enfrentado uma onda de crimes. Por esse motivo, cada vez mais pessoas investem em soluções como uma empresa especializada na fabricação de portões para seus negócios e residências.

Além disso, há, ainda, outra área crítica em edificações: a garagem. Como o seu portão é grande, toda vez que ele se abre há uma janela de oportunidade para que criminosos invadam o local.

Por esse motivo, é fundamental investir em um modelo que seja de qualidade, reduzindo as chances de que isso aconteça, de preferência junto a uma fábrica de estruturas metálicas que seja de confiança.

Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo o artigo e confira alguns detalhes sobre a fabricação de portões, os modelos disponíveis no mercado e faça a melhor escolha para sua empresa ou residência.

  1. O portão pode ser automático ou manual

Existem vários modelos de portões no mercado, e, assim, diversas maneiras de distinguir um do outro. Uma delas é separar os manuais dos automáticos.

Enquanto os primeiros requerem força humana tanto para abrir quanto para fechar, estes últimos se movimentam com o simples toque de um botão. Na prática, isso significa que se você tem um portão automático basculante em seu imóvel, será possível abri-lo e fechá-lo do conforto do seu carro.

De acordo com especialistas, investir em um modelo automatizado é a melhor opção para a segurança do seu imóvel. Isso pois, como você não tem que descer do carro – se expõe menos a riscos. Do mesmo modo, a abertura e o fechamento são muito mais rápidos, reduzindo a janela de oportunidade de criminosos.

  1. Portões manuais exigem cuidado redobrado

Por mais que os portões automáticos costumem ser os mais recomendados tanto para edificações residenciais quanto comerciais, é preciso ter em mente que tais equipamentos exigem cuidado redobrado.

O motivo por trás disso é o fato de que, além do portão em si, a estrutura desse item inclui um motor para porta de aço, que, assim como qualquer outro tipo de motor, tende a se desgastar e, consequentemente, apresentar defeitos.

Para evitar que seja preciso encontrar um profissional às pressas para solucionar um eventual problema, recomenda-se investir em manutenções periódicas no item.

Como o seu próprio nome diz, elas consistem em fazer vistorias no portão e em seu motor de tempos em tempos, independentemente de eles darem sinais de defeitos ou não.

Deste modo, caso haja algum problema que ainda está oculto, ele pode ser resolvido antes que inviabilize o funcionamento do aparato.

  1. Existem vários mecanismos de abertura de portões

Apesar de que separar portões apenas entre automáticos e manuais seja algo corriqueiro, ao escolher um item do tipo para sua casa ou empresa é preciso ter em mente que há outra maneira de diferenciá-los: o modo como eles se movem, ou seja, abrem e fecham. Entre eles, estão:

  • Portões deslizantes tradicionais;

  • Portões deslizantes em L;

  • Portões basculantes;

  • Portões seccionados.

Por esse motivo, é muito importante pesquisar a respeito de todos antes de decidir o melhor para o seu imóvel, de preferência com a ajuda de um profissional.

Por exemplo, caso você faça questão de que o portão se encaixe perfeitamente ao local de entrada e saída de carros, o modelo seccionado tende a ser o melhor, já que ele é feito sob medida para o seu imóvel.

Além disso, seu projeto também é elaborado para que ele não estrague o piso ou as paredes que estão ao seu redor enquanto se movimenta.

  1. O portão pode ter uma entrada para pedestres

Por último, mas não menos importante, é interessante levar em consideração que é possível contar com uma entrada tanto de pedestres quanto de automóveis no mesmo lugar.

Assim, além da questão prática, há um maior controle de entradas e saídas no local, aumentando a sua segurança.

A boa notícia é que trata-se de algo extremamente simples: basta escolher um modelo de portão que tenha uma entrada menor, específico para a passagem de pedestres.

Para mantê-lo funcional, é interessante contratar uma empresa de conserto de porta de aço que faça reparos periódicos, minimizando os efeitos do tempo e do uso do item.