Os telhados e toldos cumprem uma função muito além do acabamento de um projeto na construção civil. Assim como os outros materiais, a escolha do tipo de telhado é o que vai determinar fatores como proteção contra chuvas e ventos, infiltrações e o conforto térmico.

Por isso, contar com a ajuda de um profissional Especialista em telhados para tirar dúvidas ou te ajudar entender as principais características de cada telha é fundamental.

Além da matéria-prima da telha, seja em fibrocimento, fibra de vidro ou policarbonato, é importante entender o que cada elemento traz na prática.

A durabilidade das telhas, as condições de manutenção, a flexibilidade nas dimensões e a forma de aplicação são detalhes que fazem toda diferença.

Com tantas particularidades, é comum ficar na dúvida entre uma Telha de fibra de vidro e outro tipo de telha. Ou então, é comum não saber qual é o toldo ideal para o projeto.

Por isso, entender os detalhes e fazer um planejamento dessa parte da obra é fundamental.  Se identificou? Então continue lendo e confira informações necessárias a respeito dos toldos e telhados utilizados na construção civil!

Telha de fibra de vidro

A decisão pelo tipo de telha ideal envolve uma série de fatores. O objetivo decorativo do telhado, a dimensão das telhas, o peso do material, a facilidade em aplicar e/ou fazer a manutenção são apenas alguns elementos.

A  Telha de fibra de vidro, por exemplo, é um elemento muito indicado para finalidades decorativas, mas também pode ser uma boa opção para quem deseja funcionalidade.

Dentro desse tipo de telha, há uma série de variações do material, mas uma coisa é certa: a transparência das telhas. Existem as chamadas telhas translúcidas e ecológicas compostas com vidro, que são muito aplicadas em espaços onde o aproveitamento da luz natural é possível.

Com isso, além da função decorativa, a escolha por uma Telha de fibra de vidro, por exemplo, pode render um bom desconto na conta de energia elétrica no final do mês. Há várias especificidades desse tipo de telha, porém, de forma geral, é um material que traz vantagens como:

  • Versatilidades na aplicação (pode ser aplicada em telhados, estufas, projetos sustentáveis);

  • Apresenta boa resistência contra intempéries (por conta da fibra);

  • Mais fácil de limpar que outras telhas, como as de cerâmica;

  • São fáceis de manusear e encaixar;

  • Podem ser usadas na construção de edificações, indústrias, galpões e residências;

  • Garantem o aproveitamento da luz natural para os ambientes.

Telha galvanizada

Além da funcionalidade decorativa, há telhas específicas que aumentam a proteção contra as intempéries. A telha galvanizada, por exemplo, é um material reforçado e ideal para resistência contra ventos, tempestades e raios UV.

Na prática, essa telha tem uma composição de metal, com uma liga de alumínio, zinco e cobre. Assim como o aço galvanizado, essas estruturas passam pelo processo de galvanização, ou seja são revestidas com esses materiais para aumentar a proteção. Está na dúvida se a telha galvanizada serve para seu projeto? Então confira algumas características deste tipo de telha na lista abaixo!

  • São antioxidantes;

  • É um material fácil de manusear e transportar;

  • São telhas leves;

  • Apresentam alta durabilidade;

  • São flexíveis conforme o projeto;

  • Podem ser encontradas em vários formatos.

Independente do estilo de telha, é importante lembrar que não servem apenas para a cobertura dos telhados. Esses materiais podem incorporar a decoração dos projetos ou então até servir como matéria-prima para os toldos e revestimento de garagens. Continue lendo os tópicos seguintes e entenda essa versatilidade.

Toldo para garagem

Além de deixar os projetos mais sofisticados, o Toldo para garagem é um elemento que aumenta o conforto e custo-benefício para pessoas que frequentam o local. Em ambientes de estacionamento ou comércios, essa estrutura, inclusive, pode atrair mais clientes.

Nos prédios residenciais ou nas casas, é um elemento decorativo, mas também muito funcional para proteger o ambiente, sobretudo quando há veículos na garagem. Há vários formatos de toldos e diversos estilos de cobertura, assim como formatos distintos. Mas, de forma geral, o Toldo para garagem é um elemento que complementa muito bem um projeto de telhado por proporcionar:

  • Maior proteção dos veículos da garagem;

  • Proteção contra chuva e ação dos raios UV;

  • Versatilidade nas aplicações;

  • Facilidade na hora da manutenção e limpeza;

  • Excelente conforto térmico.

Há toldos que podem ser encontrados em PVC e outros materiais, conforme a necessidade do projeto e estilo da garagem. Entre essa variedade, a cobertura de policarbonato está se destacando nas garagens, por causa de algumas características.

Além do caráter estético (é um material com alta transparência), o policarbonato ajuda também no aproveitamento da luz natural e gera economia na conta de luz.

Essa transparência não exclui a resistência da cobertura, que é adaptada para proteger o espaço contra os raios ultravioletas e apresenta boa resistência contra desgastes causados pelo sol.

Além disso, a cobertura de policarbonato é um material com ótimo conforto térmico. Ou seja, dá para aproveitar a luz do sol, mas esse produto não absorve calor de forma que a garagem ou o ambiente apresente uma temperatura desagradável.