reforma piso

Por diversas vezes, adiamos a reforma de uma casa ou um apartamento pensando que o custo será muito elevado, ou que a mão de obra não estará à disposição na cidade em que moramos.

O que muitos não sabem é que muitos trabalhos podem ser realizados por conta própria, com ferramentas que podem ser alugadas em lojas especializadas.

É claro que buscar um profissional habilitado para realizar alguns tipos de serviço podem facilitar e deixar tudo de acordo com o que sonhamos e com um custo relativamente baixo, frente à valorização que o imóvel irá ganhar.

Renovação de ambientes mais fácil

Dependendo do modelo de construção em que a reforma será realizada, é possível instalar no teto um material de baixo custo, mas que oferece uma finalização no ambiente, transformando totalmente o local.

Este material é a placa de gesso, que pode ser adaptada a qualquer tamanho e formato. Ao ser aplicada no teto, protege a estrutura contra a poeira e toda a sujeira que passa do telhado para o chão.

Esse tipo de revestimento favorece no conforto térmico e melhora a acústica do ambiente.

Além disso, ele é um facilitador na hora de preparar a rede elétrica, que vai fornecer energia nas tomadas e nas luzes que iluminam o ambiente.

A iluminação teto de gesso pode ser preparada para que receba os mais diferentes modelos de luminárias e jogos de luzes, podendo ser aplicado principalmente em salas de TV e quartos.

Enquanto nas salas, a iluminação é preparada para que tenha claridade suficiente para receber a família e os amigos.

Nos quartos, a iluminação deve ser o suficiente para clarear e não influenciar no sono, dando ênfase à claridade natural da melhor forma possível.

O uso do gesso na construção civil e em reformas é muito valorizado, pois ele não produz muitos resíduos sólidos, podendo ser tratado de forma sustentável.

Outras características que valorizam o uso do gesso podem ser destacadas, como:

  • Baixo custo e alta rentabilidade;
  • Acabamento personalizado, de acordo com o cliente;
  • Facilidade de trabalhar na maioria dos ambientes;
  • Agilidade na instalação.

O mercado oferece três modelos de gesso que podem ser aplicados em uma reforma, com diferentes características.

Há os que possuem lã de vidro, indicado para combater incêndios; aditivados com silicone, que podem ser aplicados em ambientes úmidos; e o básico, usado para realizar acabamentos de teto e rodapé.

Trabalhando com madeira na reforma

Respeitando as características do ambiente, a possibilidade de utilizar um forro de madeira também é uma ótima opção.

Como o gesso não é indicado para ambientes úmidos, a madeira é o tipo de material mais indicado para banheiros, cozinhas e áreas de serviço.

A facilidade de aplicação também vai depender do tipo a ser utilizado, dos equipamentos disponíveis para o trabalho e da habilidade de carpintaria da pessoa que vai realizar o serviço. Por isso, procurar ajuda profissional pode ser o ideal.

Durante a reforma, é possível revitalizar os materiais que compõem todo o ambiente. Em alguns casos, a raspagem de piso de madeira é o suficiente para renovar todo material do chão.

Com a aplicação de produtos específicos, as características principais da madeira se destacam, podendo retornar o brilho, ou até mesmo deixar o local com um aspecto mais rústico e manter o piso fosco.

Outros produtos também podem ser utilizados para proteger contra pragas, evitando carunchos e cupins.

Dividindo espaços com facilidade

Por muitas vezes, é preciso realizar adaptações em ambientes que são muito espaçosos, como salas que precisam de um escritório, ou quartos de irmãos que precisam de mais privacidade, conforme crescem.

Para estes tipos de reforma, é muito mais fácil procurar materiais que não despendem de muito dinheiro ou tempo. Evitar muito entulho também é parte essencial de uma reforma.

Para individualizar e transformar um quarto em dois, por exemplo, o uso de divisórias acústicas pode ser o ideal.

Por ter características que atenuam as ondas sonoras, elas proporcionam uma integração e individualidade para cada ambiente em que é instalada.

Sua aplicação pode ser feita de modo modular e, dependendo do espaço disponível, criar vários ambientes.

Outro exemplo em que há a necessidade de manter a privacidade e que pode passar por uma reforma são instalações hospitalares, no qual o uso de divisorias é muito comum em enfermarias, que recebem diferentes pacientes em uma mesma ala.

Toda e qualquer reforma, seja residencial ou comercial, deverá contar com um bom planejamento, equipamentos adequados e, dependendo do caso, mão de obra especializada.

O importante é ter um local confortável, atrelado à valorização do imóvel no mercado imobiliário.