Uma construção tem diversos elementos que a constituem, e uma das principais e seu planejamento. O planejamento de uma obra é essencial para que ela ocorra de forma adequada, e esse documento oferece informações sobre o tipo de solo por onde será construído as fundações, as formas, e também o que deve ser feito, se será feito impermeabilização de terraços, se haverá processos de contenção e diversos outros sistemas.

Por isso que existem dois tipos principais de elementos na construção que são importantíssimos saber, que são os tipos de fundações e também os tipos de impermeabilização de solos existentes, já que um assunto está ligado ao outro de forma inconteste.

Tipos de fundações

As fundações são o principal elementos antes da construção, afinal, são as fundações que permitem que o peso (carga) da construção seja direcionada para o solo de forma segura, de modo que não cause problemas, como os deslizamentos de terra e problemas de trincas e rachaduras na casa, por exemplo.

Assim, escolher a fundação certa é essencial para que seu projeto ocorra bem.

Para escolher a melhor fundação é preciso analisar as características do solo, além do peso da edificação, e os materiais que serão usados para a elaboração do projeto estrutural.

Um projeto bem feito permite uma economia em material evitando problemas no futuro. Para fazer a análise do solo recomenda-se o contato com uma empresa de sondagem de solo, que indicará as informações necessárias.

Existem dois tipos principais de fundações: as diretas ou rasas e as indiretas ou profundas.

As rasas ou diretas são muito usadas em casas com até dois pavimentos, por possuir um custo-benefício muito bom.

A distribuição das cargas para o solo são feitas por suas bases, e tem uma profundidade de cerca de 3 metros, sendo quase sempre escavadas manualmente.

Existem formatos para esse tipo de fundação e todas são feitas com concreto armado. As fundações são importantes para a contenção de estresse na estrutura das casas.

Temos como principais tipos de fundação:

  • Sapata isolada;
  • Radier;
  • Sapata corrida;
  • Viga baldrame.

A sapata isolada é recomendada para solos firmes, isso porque a carga é transmitida por meio de colunas, que transferem o peso para o solo. Tem base quadrada.

As vigas baldrame são fundações que ficam abaixo do nível do solo, e percorrem todo o comprimento das paredes da casa, conectam as sapatas isoladas, permitindo um melhor travamento das colunas e pilares.

A fundação radier é recomendada para solos com baixa resistência, pois consiste em uma placa de concreto armada que fica abaixo da casa e em contato direto com o solo. A casa é construída em cima dessa placa e a carga é distribuída uniformemente para o solo.

A sapata corrida é mais usada em muros, e paredes de reservatórios e piscinas, é uma estrutura contínua de concreto abaixo das paredes, imitando uma viga baldrame, exercendo um reforço de fundação.

Já as fundações profundas são aquelas indicadas para solos com pouca resistência, sendo necessários a utilização de tanto fundações diretas como indiretas.

As indiretas mais usadas são as do tipo estaca. Essa fundação consiste em estacas fincadas a mais de 3 metros do solo e a distribuição de cargas é feita por atrito lateral. Como se quando estivermos cansados encostamos nosso corpo na parede.

Assim, as fundações são importantíssimas para o sucesso da obra.

Das fundações à impermeabilização

Outro processo importantíssimo na construção é o de impermeabilização, que nada mais é do que o uso de algum elemento impermeabilizante, que permite que a água ou qualquer outro elemento líquido não penetre nas estruturas, causando desgaste.

Além disso impermeabilizar é garantir que a casa não sofrerá com algumas patologias de construção, como as infiltrações. É por isso que, desse modo, é preciso que alguns terraços, lajes e até solos sejam impermeabilizados.

Existem alguns materiais muito importantes e potentes para esse processo de impermeabilização, que podemos citar:

1. Argamassa polimérica

São elementos impermeabilizantes feito de cimentos, e aditivos. São semi-flexíveis e ideais para aplicação em vigas baldrames, muros de arrimo e outros.

2. Resina epóxi

É um tipo de resina líquida que pode ser aplicado em diversos locais. Ela cria uma membrana transparente que impede a água de circular.

Desse jeito, vimos que tanto as fundações como os impermeabilizantes são essenciais para que a obra consiga ter sucesso.