No mercado há diversos tipos de Corrimão para escada interna ou externa que são importantes no momento da construção de uma escada.

Eles são formados por barras fixas no qual acompanham as escadas e rampas, possuem a função de apoio às pessoas que precisam caminhar sobre elas.

O corrimão não é um item apenas para decoração, é muito essencial para a segurança, ajudando o corpo durante o trajeto e impedindo quedas.

Ao instalar o produto, é preciso que ele seja feito de materiais resistentes e jamais fazê-lo de modo aleatório, pois um corrimão de escada mal instalado é prejudicial. O corrimão precisa estar presente em qualquer lugar, principalmente onde tenham as seguintes pessoas:

  • Idosos;
  • Mulheres grávidas;
  • Crianças acima de 4 anos;
  • Pessoas com criança no colo;
  • Com dificuldade de locomoção.

Lembre-se, o corrimão é um item de segurança e que todos devem utilizá-lo, pois devido ao cansaço do cotidiano, uso de sapatos apertados, altos e pesos carregados ao subir e descer as escadas podem ocasionar quedas até em pessoas saudáveis.

Existem casos que precisa atender às exigências da lei para a instalação de um corrimão. Isso ocorre por meio da NBR 9077 que trata das saídas de emergência em edifícios, entretanto, tem diversas exigências em relação ao uso destes em casos específicos.

Consta, claramente, na lei que estes corrimões devem ser facilmente agarrados, de maneira confortável, assegurando um deslocamento contínuo da mão por toda a sua extensão, sem que ocorra nenhum tipo de obstrução no meio do caminho.

Saiba mais sobre as propriedades do corrimão

Corrimão para escada caracol, para escada de concreto ou qualquer outro modelo de escada, necessitam influenciar não somente no aspecto de segurança, mas também na praticidade de quem vai usar e no seu resultado estético, dessa forma, podendo combinar com elementos que ficarão em evidência com a área social da casa.

Assim, a melhor maneira de escolher um corrimão para a escada é, em primeiro lugar, comprovar se a altura dele está conforme o padrão estabelecido pela NR que é entre 80 a 92 centímetros do chão.

Mesmo se a escada ficar bonita esteticamente sem o recurso de um corrimão, é necessário e fundamental ter o item, pois ele é eficaz contra acidentes, pois um simples tropeço pode resultar em um acidente.

Os considerados como melhores corrimões devem ser fabricados em modelos redondos (preferencialmente) e tendo um diâmetro de cinco centímetros.

Com esta medida assegura um conforto maior para as pessoas. Com relação aos materiais de fabricação do item, os mais indicados são: madeira, alumínio, aço inoxidável e ferro. Consulte uma serralheria para saber melhor o processo de fabricação.

Quando a casa tem crianças, se o guarda-corpo for produzido por material metálico, é essencial evitar a construção de perfis em linhas horizontais, porque a estrutura pode facilitar a subida dos menores ao local.

Já em perfis verticais, não devem ter espaços maiores do que 11 centímetros, garantindo a função de proteger em quedas. O guarda-copo pode ser produzido com qualquer material.

Conheça mais sobre o guarda corpo

Indiferente do Guarda corpo de ferro ou de qualquer outro tipo, ele faz parte de edifícios e até em apartamentos com varandas.

Além do ferro, são feitos em alvenaria, alumínio (com fechamento ou não em vidro) e metal passível de ser trabalhado conforme o projeto da arquitetura, compondo tramas mais planejadas.

A produção de guarda-corpos precisa ter muita qualidade e critérios para seu design, tendo como referência do mercado da construção civil a ABNT NBR 14.718.

Existe também o guarda corpo de vidro temperado e laminado que consegue conceder dupla resistência, pois ele é destinado a aplicações em corredores, balcões, terraços, varandas, entre outros ambientes, assim como outros modelos.

Ele possui “minitorre” em inox com acabamento polido ou escovado e, também, tem a possibilidade de escolher vidros em outras cores, como, por exemplo, verde, fumê, etc.

Sua vantagem é ser um produto de limpeza fácil, mas realizando de modo rotineiro para preservar suas características originais inalteradas. O guarda-corpo de vidro é 100% reciclável e atende às normas NBR 14718 e 7199 4.1.1.

Além dessa vantagem, o item traz outros benefícios como um produto que pode ser fabricado sob medida.

Carrega dupla resistência, porque os vidros temperados são muito mais resistentes que os comuns, proporcionando pouco riscos de corte; já na laminação, tem uma união derivada de uma resistente película que ao quebrar não cria risco de estilhaços, os vidros ficam somente craquelados, ou seja, ambos ficam intactos no mesmo lugar sem que o vão fique aberto.

Consulte empresas especializadas em corrimões e guarda-corpos para saber mais características e modelos disponíveis e qual é a melhor opção para o seu projeto.

Escolha uma loja com referências no mercado e que tenha uma equipe organizada e preparada para atender corretamente.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>