As obras podem atender a tamanhos e especificações variadas, essa é uma questão que reflete nos equipamentos utilizados.

Afinal, é preciso ter os tipos corretos para atender as particularidades de cada etapa da operação.

No entanto, é preciso considerar que existem alguns equipamentos que são versáteis e aplicados com maior frequência devido os benefícios que apresentam, como os marteletes, geradores e estacas prancha.

Principais características dos marteletes

O aluguel de martelete pode ser interessante para diversas obras, pois como citado anteriormente, trata-se de um equipamento versátil.

Que se assemelham a britadeiras e são utilizados para romper e perfurar cerâmica e concreto em diferentes etapas de construções e manutenções.

Entre exemplos da aplicação do martelete, é possível citar:

  • Perfurar aço;
  • Demolir vigas;
  • Perfurar concreto asfáltico;
  • Perfurar madeira;
  • Abrir canaletas para passagem de tubulação.

Constantemente essa ferramenta é confundida com a furadeira, principalmente devido a sua aparência.

No entanto, é preciso esclarecer que são itens distintos e que o martelete apresenta eficiência superior ao se tratar da perfuração em concreto.

Esse diferencial se deve principalmente a forma com a qual o impacto é produzido, pois é gerado por meio de um mecanismo elétrico pneumático.

Dessa forma, o pistão realiza a compressão de ar que é impulsionada de forma indireta para a broca, como resultado, é possível obter uma melhor produtividade e absorção de impacto.

Há dois modelos que podem ser encontrados: perfurador e rompedor.

A primeira alternativa, conforme o nome já indica, é aplicada para a perfuração, sendo que a madeira, materiais sintéticos e aço são exemplos de itens que podem ser trabalhados.

O rompedor apresenta as mesmas funções, porém, tem o diferencial de romper com mais facilidade o concreto.

O papel do gerador de energia nas obras

Quando se fala em gerador, é comum que formas de uso relacionadas a eventos e edificações sejam ressaltadas.

No entanto, é preciso levar em consideração que não são os únicos locais afetados por falhas esporádicas ou longas na distribuição de energia elétrica, logo, existem outros meios que podem ser favorecidos pelos geradores.

No caso da construção civil, uma alternativa muito aplicada é o gerador de energia a diesel.

Para compreender a importância desse item, é preciso ressaltar que grande parte dos equipamentos cruciais para a elaboração e agilização do trabalho dependem justamente de energia elétrica.

Dessa forma, é possível evitar atrasos no cronograma e danos aos equipamentos, principalmente em locais onde as quedas são constantes devido a instabilidade ou outro tipo de problema na distribuição.

De qualquer forma, é possível recorrer tanto a aquisição, quanto a locação, que devem ser analisadas para se chegar a escolha correta.

Para uso frequente, a aquisição pode ser mais favorável, já quando ocorre o contrário, a locação do gerador para construção civil pode ser mais viável.

Em especial, ao levar em consideração que é uma forma de garantir a produtividade e agilidade sem se preocupar com gastos com transporte e manutenção deste equipamento.

O que é a estaca prancha?

As estacas prancha também são itens indispensáveis para as construções, pois consistem em cortinas de contenção, constituídas por perfis justapostos e situados no solo.

Podem ser também importantes para as fundações, porém, para uma contenção eficaz com esse tipo de item, é indispensável que exista uma sondagem prévia do solo.

A estaca prancha metálica é a mais aplicada para contenção vertical, podendo ser usadas em diversos meios de infraestrutura, tais como passagens de nível em rodovias, terminais portuários, proteção de acesso a túneis, entre outras possibilidades.

É interessante citar que existe a possibilidade de aplicação provisória ou definitiva. No primeiro caso, são retiradas por meio de um equipamento vibratório, suspenso através de uma grua, posteriormente a construção.

O ideal nessa situação, é utilizar perfis com furos pois dessa forma, se pode obter mais praticidade para realizar o içamento.

Os perfis são gravados no solo, de forma intertravada através de ranhuras do tipo macho e fêmea, constituindo assim as paredes verticais.

Para a sua aplicação eficaz, são utilizados equipamentos que recebem o nome de bate-estacas. A variedade de perfis torna possível atender diferentes aplicações.

A diversidade em meio aos equipamentos utilizados nas obras só reforça ainda mais a importante de um profissional qualificado estar a frente dos projetos, principalmente para que seja possível escolher os itens corretos para a execução das etapas da construção.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>