Arquitetos e decoradores costumam apontar que, por mais que o projeto decorativo de um espaço seja bem elaborado, ele precisa de uma iluminação eficiente para que seja valorizado.

Além de espaços internos, isso também vale para a montagem e manutenção de jardins: por mais que eles estejam a céu aberto, um conjunto de luzes bem posicionadas valoriza o ambiente, destacando os elementos decorativos escolhidos para ele.

Entretanto, é preciso ter em mente que realizar um projeto de iluminação externa é muito diferente de se criar uma solução para iluminar um local fechado: cada um tem suas particularidades e características, que devem ser sempre levadas em conta.

Isso, contudo, não significa que iluminar um espaço aberto seja impossível: basta seguir algumas boas práticas. Confira algumas delas a seguir:

  1. Prefira lâmpadas de LED

Graças aos avanços na tecnologia, hoje há vários tipos de lâmpadas que podem ser usados para iluminar um imóvel, bem como um local a céu aberto. Entre eles, estão:

  • Lâmpadas incandescentes;

  • Lâmpadas fluorescentes;

  • Lâmpadas halogênicas;

  • Lâmpadas de LED.

De acordo com especialistas, estas últimas são as mais indicadas para a iluminação externa. O motivo por trás disso é que o refletor de led não apenas produz uma luz agradável, como, também, é durável e é capaz de realizar a tarefa sem consumir muita energia.

Assim, por mais que o seu preço seja superior ao das outras, o retorno do investimento vem sob a forma de um projeto de iluminação mais bonito e de uma vida útil mais longa.

  1. A luz valoriza o jardim

Para muitas pessoas, estar perto de plantas é uma verdadeira terapia. O que nem todos consideram é que isso tem embasamento científico: diversos experimentos já concluíram que a presença de vegetação reduz a pressão sanguínea, melhora a qualidade do ar e fomenta a criatividade.

Isso torna iniciativas como o jardim vertical não apenas um recursos estético, como, também, de bem-estar.

A boa notícia é que os efeitos criados por eles podem ser potencializados de uma maneira simples: basta instalar a iluminação de led de modo a valorizar as plantas.

Para que isso aconteça, pode-se optar por usar refletores verdes, ou mesmo instalar as luzes na base da planta, apontando para cima. Assim, quando anoitecer, haverá a criação de um efeito extremamente interessante e relaxante.

  1. Não se esqueça da iluminação das piscinas

Como o Brasil é um país tropical e quente durante boa parte do ano, é comum que proprietários de imóveis invistam na construção de piscinas. Assim, é possível tomar um banho e se refrescar quando os termômetros atingirem temperaturas mais altas.

Contudo, o que nem todos consideram é o fato de que estas estruturas não são apenas funcionais, elas também podem atuar como elementos decorativos nos ambientes onde estão inseridas.

Para que isso aconteça, recomenda-se investir nos modelos de alvenaria, que são personalizáveis, e equipá-las com iluminação subaquatica para piscinas.

Trata-se de uma série de refletores que são instalados ainda na fase de construção. Quando posicionados da maneira correta, eles são capazes de valorizar o seu design, criando um ponto de destaque na decoração.

Vale ressaltar que, da mesma maneira como a iluminação usada em outros pontos do ambiente externo, é fundamental que estes itens sejam escolhidos de modo a serem duráveis e econômicos. Novamente, o refletor de led para piscina é tido como a melhor opção.

  1. Degraus e escadas têm que ser iluminados

Seja por conta da existência de mezaninos ou de decks suspensos, é comum que ambientes externos também tenham escadas.

Assim como as estruturas presentes em espaços fechados, elas são pontos críticos para acidentes domésticos, principalmente para crianças, idosos e pessoas com dificuldades de locomoção.

Para evitar tais incidentes, especialistas apontam que é importante iluminar os seus degraus, além de usar corrimões e fitas antiderrapantes. Isso proporciona mais segurança a quem está subindo e descendo, reduzindo as chances de quedas e acidentes.

  1. Conte com profissionais

Por mais que poucas pessoas saibam disso, há profissionais especializados especialmente na montagem de projetos de iluminação para diversos ambientes: os designers de iluminação.

Assim, para garantir que as luzes instaladas no local sejam agradáveis, recomenda-se contar com eles: por meio de técnicas e análises do espaço, eles serão capazes de fazer com que elas criem um efeito incrível na área.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>