Independentemente do porte, toda obra é um projeto complexo. É preciso ter visão multidisciplinar para fazer a correta gestão de mão-de-obra, cronograma, matérias-primas e os demais recursos necessários à sua execução.

Parte disso envolve conhecer equipamentos que são fundamentais em certas construções, seja pela segurança que oferecem aos profissionais envolvidos ou pelo conforto que proporcionam aos usuários da construção, uma vez que ela seja concluída.

Confira, a seguir, alguns dos itens importantes em projetos residenciais:

  1. Disjuntor

A eletricidade é fundamental na vida de todos. Isto pois ela é a fonte de energia de uma série de eletrodomésticos usados em residências.

Por conta disso, é fundamental que as instalações sejam seguras e que seu funcionamento seja estável.

Desta maneira, o disjuntor é um item de primeira necessidade em toda e qualquer obra residencial.

Grosso modo, ele é uma espécie de interruptor automatizado: este equipamento atua no monitoramento da intensidade da carga que circula pelos circuitos elétricos, o que possibilita a identificação de picos e sobrecargas.

Nestes casos, ele interrompe a circulação de energia, prevenindo desde pequenos danos às instalações até acidentes de grandes proporções, como choques e incêndios

Entretanto, nem todos os disjuntores residenciais são iguais. Assim, é preciso saber qual é o ideal em termos de elementos como a carga suportada e a tensão nominal.

Vale ressaltar que o aparato pode ser monopolar, bipolar ou tripolar, e que o modelo mais adequado deve ser apontado por um profissional da área.

  1. Manta isolante elétrica

Por mais que as instalações elétricas de uma residência sejam de qualidade, elas precisam de manutenções preventivas periódicas para evitar problemas e contratempos.

Quando chega a hora de realizar tal procedimento, é preciso contar com alguns itens básicos de segurança, de modo a garantir a integridade do profissional responsável por ele.

Um destes objetos é o lençol isolante. Também conhecido como manta isolante, ele é feito de materiais que não conduzem eletricidade. Assim, quando o item é posicionado sobre a instalação, protege o técnico responsável pela manutenção de choques.

Entretanto, é preciso ficar atento à escolha do modelo ideal para cada caso. As mantas são dividas em classes, e cada uma delas tem uma capacidade de bloqueio de fluxo de eletricidade, devido à sua espessura.

Da mesma forma, há algumas normas quanto ao seu uso que devem ser sempre seguidas. As orientações estão presentes na Norma Reguladora 10 (NR-10), do Ministério do Trabalho, e na ASTM D-1048, editada pela Associação Americana de Testes e Materiais.

  1. Registros de água

Contudo, não é só a parte elétrica das construções que é importante: também é fundamental dar a devida atenção à hidraulica.

Do contrário, os proprietários do imóvel podem se ver às voltas com problemas como vazamentos e infiltrações que podem desde aumentar a conta de água repentinamente até causar severos problemas na estrutura da edificação.

Por conta disso, não basta instalar canos: é preciso contar com alguns equipamentos complementares, como os registros. O de pressão, por exemplo, controla a vazão da água.

Isso significa que ele pode tornar um chuveiro mais fraco ou mais forte, por exemplo. Já o registro de gaveta bruto tem a função de impedir o fluxo de água quando for oportuno (no caso de manutenções na parte hidráulica, por exemplo).

Vale ressaltar que, no caso deste último, cada circuito de água precisa de um registro. Ou seja: a cozinha deve ter um equipamento próprio, assim como cada um dos banheiros da casa.

Além disso, é preciso ficar atento a eventuais registros, que revelam a necessidade de reparo, ou até mesmo de troca da peça.

  1. Isolantes térmicos

Alguns materiais são reconhecidos na construção civil devido a seu ótimo desempenho como isolantes térmicos. São eles:

  • Madeira;

  • PVC;

  • Cerâmica;

  • Isopor;

  • Lã de vidro.

Portanto, usar uma destas opções de isolante termico é importante para assegurar o conforto das pessoas que utilizarão a edificação uma vez que ela seja construída. Isso pode ser feito tanto com intervenções estruturais quando decorativas.

Caso seja possível investir em uma estrutura voltada ao conforto térmico, é possível usar a manta isolante para telhado. Como o próprio nome diz, ela é inserida na estrutura desta parte da casa, e dificulta a perda de calor para o ambiente.

Além disso, ela também oferece um obstáculo à entrada de ruídos no interior do imóvel, colaborando, também, com o conforto acústico em seu interior.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>