indústria

A revolução tecnológica em curso, está reconfigurando o modo de produção de uma indústria. Uma infraestrutura eficiente, reduz custos para as empresas e para toda a população.

Ao mesmo tempo, a eficiência logística depende da adequada integração entre eles, ao longo dos principais eixos logísticos, que transportam bens manufaturados no país.

Por que optar pelo sistema fotovoltaico?

O sistema fotovoltaico, se trata da energia obtida através da realização da conversão da iluminação solar em eletricidade, ocorrendo através de um efeito de nome fotovoltaico.

Trata-se do surgimento de uma alternativa, com potência nas partes extremas de um material semicondutor, feita sob a absorção da luz.

A célula fotovoltaica se trata de um dispositivo de suma importância, para a realização do processo. A potência gerada, é enviada para o inversor.

Que é o equipamento responsável pela conversão da energia fotovoltaica, para os padrões da rede da concessionária (corrente alternada). Posteriormente, a energia é injetada na rede elétrica da residência e já poderá ser utilizada pelo consumidor.

A geração elétrica produzida da radiação solar, se trata de uma fonte de abastecimento elétrico, para lugares remotos ou de complexo acesso para a rede elétrica comum, sendo constituída de sistemas isolados em indústria.

Comumente, o sistema fotovoltaico é exigido para atender aos mais variados tipos de cargas de instalações de determinado tipo de uso.

Quando se deu início em que esse método industrial foi iniciado?

No final dos anos 80, foi observado por pesquisadores o uso de inversores (aparelhos que convertem a corrente contínua, para corrente alternada) ligando diretamente as placas solares (painéis solares) à rede pública de energia elétrica comum.

O método do jateamento abrasivo, é muito empregado na fabricação de estruturas metálicas. Ele é feito através do impacto de partículas.

Geralmente abrasivas, impelidas a alta velocidade contra a superfície a ser limpa. Segue uma lista com benefícios do jateamento abrasivo:

  • Não permite que o material de aço sofra danos
  • Seu processo traz grande vida útil ao material
  • Reduz seus devidos custos de manutenção
  • Equipamento principal em tipos de limpezas
  • A máquina apresenta simples manuseio
  • Remove impurezas complexas de serem removidas

O uso do jateamento abrasivo, permite que sejam removidas camadas indesejadas da superfície; estas camadas podem ser compostas de materiais variados produzidos por uma indústria.

Desde materiais orgânicos, como musgo e areia, até poeira e manchas por poluição, possibilitando a total eliminação destes agentes.

Para que o processo de pintura, possa ser realizado com o máximo de qualidade possível, pois não existirá nenhum tipo de agente incompatível com a tinta após sua realização.

A limpeza proporcionada através do jateamento abrasivo, fornece um plano sobre material metálico com a possibilidade de ganhar um acabamento simples, como a pintura epoxica.

Dentre os mais variados revestimentos e resinas, que são importantes estratégias que aumentam a resistência e o tempo de vida útil do metal.

O jateamento em pedras, é utilizado para criar rugosidade em pedras, dando um efeito antiderrapante. Após jateamento pode se utilizar selantes ou mesmo vernizes, para criação de diferentes efeitos.

Para realizar o jateamento, podem ser utilizados diversos tipos de abrasivos, cada um de acordo com a finalidade de cada serviço.

Historicamente, em meados no final da década de 70 e início dos anos 80, com o avanço dos meios eletrônicos e o surgimento dos microprocessadores.

O computador se tornou uma peça de grande importância, nos mais diversos setores industriais. Surgiram também os primeiros sistema supervisório.

Qual é a finalidade do funcionamento de um sistema supervisório?

Na sua concepção mais simples, esses sistemas são programas que mostram os dados capturados, por sensores específicos de informações sobre o andamento de uma instalação física ou de um determinado processo industrial.

Após do processo de obtenção, os dados passam por um outro processo de análise e resulta-se no armazenamento em um banco de dados.

Esses dados referentes a determinadas variáveis, de suma importância no processo, após processadas, elas são vistas em tempo real através de uma grande tela em uma indústria.

Desse modo, o sistema permite conhecer o andamento do processo e a tomada de decisão quando for necessário intervir.

Os sensores se tratam de dispositivos, que são conectados ao controle e monitoramento de equipamentos, através do sistema supervisório scada, muito utilizado na indústria.

Que realizam a conversão dos parâmetros físicos, tais como o nível da água e outras unidades, para os sinais do tipo analógico e digitais legíveis pela estação remota.

Os atuadores, foram criados para atuarem sobre o sistema, com a função de ligando e desligando determinados equipamentos.

Tecnologias computacionais criadas para o desenvolvimento dos sistemas, têm evoluído constantemente atualmente.

De modo a permitir cada vez mais, que se aumente a conectividade e pontos positivos.

Além de incluir as novas ferramentas, que permitem diminuir cada vez mais o tempo gasto na adaptação e configuração do sistema, às necessidades de cada instalação.